A tinta é o melhor acabamento para seu projeto, e para garantir que tudo ficará da forma como esperou, é importante escolher o tipo de correto para cada situação e que também irá entregar o que você espera ao final.
Dessa forma, conhecer os tipos de tinta é uma forma de garantir que o seu projeto ficará da forma como sempre quis e sonhou. Mas você sabe qual a diferença entre as tintas a base de água ou as que são a base de óleo? Vamos explicar um pouco mais sobre o assunto para que você saiba qual escolher para o acabamento de seu projeto!
Vale destacar, a composição da tinta, como nestes dois casos água ou óleo, influenciará totalmente o resultado final, visto que esta escolha tem que considerar o tipo de superfície em que esta tinta será aplicada. Desta forma, é preciso se atentar a superfície correta que você deseja aplicar a tinta para que o resultado de fato seja positivo. Algumas tintas, por exemplo, são mais indicadas para paredes que ficarão na parte interna da casa, enquanto outras acabam sendo melhores para áreas onde há umidade, pois podem oferecer uma durabilidade maior.
Veja a seguir as diferenças entre as tintas que são a base de água e as que são a base de óleo e qual destas você deve escolher para o seu projeto, conforme a área e superfície que deseja aplicar!
Tintas a base de água
Apesar de serem separadas em tintas a base de água, existem vários tipos dentro desta classificação. Como, por exemplo, a Látex PVA. Este é um tipo de tinta a base de água, sendo assim o pintor que for usá-la pode preparar apenas usando de água para tal.
Caso ela respingue em algum objeto ao redor também poderá ser retirada apenas com água. É indicada em geral para a parte interna da casa, e não é indicada de forma alguma para locais mais expostos, principalmente que podem ser atingidos por chuvas ou então qualquer tipo de água. Este tipo de tinta seca facilmente e não conta com odor forte.
A Tinta Acrílica é outro tipo solúvel em água. Mas ela conta com algumas diferenças. A acrílica, neste caso, tem uma alta impermeabilidade, o que faz com que ela seja mais indicada para locais externos, pois não será afetada por umidade de modo geral. Portanto, para lavanderias, cozinhas e outros ambientes deste tipo, o melhor é este tipo de tinta.
Tintas a base de óleo
Já as tintas que são a base de óleo elas não podem ser diluídas em água, como já é mostrado pelo nome. Um tipo comum neste caso é a tinta esmalte. Este tipo é indicado para superfícies como ferro ou então até mesmo madeira. Portanto, pra finalizar o seu projeto ou reforma, utilize desta tinta para áreas como portas, janelas e outros locais deste tipo, pois ela será a melhor para resistir ao tempo e também a impactos como chuva e água.
Deixe um comentário