Quem nunca acordou com uma vontade imensa de transformar o visual da casa, mudar a cor das paredes, sem para isso ter que correr atrás de pessoa especializada? Desde que surgiram os vídeos tutoriais, diversas pessoas vêm se arriscando em novas atividades. A popular frase "faça você mesmo" está cada vez mais em alta.
Poder desenvolver uma habilidade nova é sempre bastante prazeroso. E se essa atividade, fizer com que a sua casa se transforme em um lugar mais bonito e agradável, o prazer é dobrado. Renovar as cores da casa é uma dessas novas atividades. Seguindo somente algumas dicas e pequenos truques, o resultado pode ser ótimo.
Veja agora como fazer para que seu trabalho de pintura fique exatamente como você imagina. Siga as dicas e truques que listamos aqui para você.
1 – Uma boa pintura precisa começar com a preparação da superfície a ser pintada. Limpe bem, lixando e retirando a poeira e os resíduos que possam comprometer o bom resultado.
2 – Após a limpeza, o próximo passo é ver o tipo de tinta mais adequado para o lugar. Se a superfície a ser pintada fica na área interna, as tintas acrílicas que possam ser lavadas são as mais indicadas. Já se for pintar a parte externa do imóvel, compre tinta que tenha recomendação para este fim, como as que têm resistência à chuva e ao sol.
3 – Adicione a água recomendada pelo fabricante, somente na quantidade de tinta que for utilizar no mesmo dia. Cada marca e tipo de tinta traz a quantidade na própria embalagem, e o recomendado é que sejam seguidas todas as instruções ali presentes, pois isso pode garantir o resultado oferecido pela empresa que a fabricou.
4 – A escolha do rolo também pode fazer a diferença. O uso de rolo de lã com pelo curto faz com que a pintura fique mais perfeita, com um acabamento melhor. Lembre-se de comprar pincéis para os cantos, as partes perto de janelas e portas.
5 – Passar fita adesiva em volta das portas e janelas também é um cuidado que vai proteger esses itens e facilitar a limpeza ao final da pintura.
6 – Ter calma e paciência para obter o melhor resultado. Esperar ao menos 4 horas para passar a segunda demão.
7 – As paredes ficarão bonitas por mais tempo se você utilizar um impermeabilizante. Isso evitará que a umidade estrague seu trabalho.
8 – Se a intenção é dar cara nova ao piso, o procedimento vai variar dependendo do tipo. Na cerâmica, recomenda-se uma tinta epóxi como forma de preparar para o recebimento da tinta acrílica. Isso dará mais aderência. Caso o piso a ser pintado seja de cimento, utilize um preparado que tem a função de agregar possíveis partículas que estejam soltas antes de passar a tinta.
9 – A aplicação de verniz deve ser feita após remoção completa do brilho do verniz anterior. Utilize uma lixa apropriada para isso.
10 – Para pintar superfícies de madeira, deve-se utilizar um verniz, caso queira que os veios da madeira fiquem visíveis. Se preferir, também pode pintar com esmalte, nesse caso os veios ficarão todos encobertos. Utilize esmalte para todos os itens fabricados em ferro, como as portas e as janelas.
Se você se animou e pretende começar o trabalho, veja alguns itens de que vai precisar, seja na preparação ou na pintura:
Agora vamos ao passo a passo?
1º: Lixe muito bem a parede;
2º: Utilize um pano meio úmido para tirar todo o pó;
3º: Com a massa corrida, cubra todos os buracos e imperfeições da parede;
4º: Se for pintar o cômodo todo, inicie pelo teto;
5º: Procure pintar a parede toda. Deixar algum pedaço pra depois, pode deixar marcas;
6º: Nós cantinhos, finalize com pincel;
7º: Aguarde o tempo recomendado para dar a segunda ou terceira demão.
Agora, é só começar!
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?