Categorias: Pintura

Dicas e truques para pessoas que querem fazer sua própria pintura em casa

Quer pintar sua casa sem ter que contratar um profissional? Pois acredite, isso pode ser uma tarefa mais fácil do que você imagina.

Quem nunca acordou com uma vontade imensa de transformar o visual da casa, mudar a cor das paredes, sem para isso ter que correr atrás de pessoa especializada? Desde que surgiram os vídeos tutoriais, diversas pessoas vêm se arriscando em novas atividades. A popular frase "faça você mesmo" está cada vez mais em alta.

Poder desenvolver uma habilidade nova é sempre bastante prazeroso. E se essa atividade, fizer com que a sua casa se transforme em um lugar mais bonito e agradável, o prazer é dobrado. Renovar as cores da casa é uma dessas novas atividades. Seguindo somente algumas dicas e pequenos truques, o resultado pode ser ótimo.

Veja agora como fazer para que seu trabalho de pintura fique exatamente como você imagina. Siga as dicas e truques que listamos aqui para você.

1 – Uma boa pintura precisa começar com a preparação da superfície a ser pintada. Limpe bem, lixando e retirando a poeira e os resíduos que possam comprometer o bom resultado.

2 – Após a limpeza, o próximo passo é ver o tipo de tinta mais adequado para o lugar. Se a superfície a ser pintada fica na área interna, as tintas acrílicas que possam ser lavadas são as mais indicadas. Já se for pintar a parte externa do imóvel, compre tinta que tenha recomendação para este fim, como as que têm resistência à chuva e ao sol.

3 – Adicione a água recomendada pelo fabricante, somente na quantidade de tinta que for utilizar no mesmo dia. Cada marca e tipo de tinta traz a quantidade na própria embalagem, e o recomendado é que sejam seguidas todas as instruções ali presentes, pois isso pode garantir o resultado oferecido pela empresa que a fabricou.

4 – A escolha do rolo também pode fazer a diferença. O uso de rolo de lã com pelo curto faz com que a pintura fique mais perfeita, com um acabamento melhor. Lembre-se de comprar pincéis para os cantos, as partes perto de janelas e portas.

5 – Passar fita adesiva em volta das portas e janelas também é um cuidado que vai proteger esses itens e facilitar a limpeza ao final da pintura.

6 – Ter calma e paciência para obter o melhor resultado. Esperar ao menos 4 horas para passar a segunda demão.

7 – As paredes ficarão bonitas por mais tempo se você utilizar um impermeabilizante. Isso evitará que a umidade estrague seu trabalho.

8 – Se a intenção é dar cara nova ao piso, o procedimento vai variar dependendo do tipo. Na cerâmica, recomenda-se uma tinta epóxi como forma de preparar para o recebimento da tinta acrílica. Isso dará mais aderência. Caso o piso a ser pintado seja de cimento, utilize um preparado que tem a função de agregar possíveis partículas que estejam soltas antes de passar a tinta.

9 – A aplicação de verniz deve ser feita após remoção completa do brilho do verniz anterior. Utilize uma lixa apropriada para isso.

10 – Para pintar superfícies de madeira, deve-se utilizar um verniz, caso queira que os veios da madeira fiquem visíveis. Se preferir, também pode pintar com esmalte, nesse caso os veios ficarão todos encobertos. Utilize esmalte para todos os itens fabricados em ferro, como as portas e as janelas.

Se você se animou e pretende começar o trabalho, veja alguns itens de que vai precisar, seja na preparação ou na pintura:

  • Escada (facilitar o trabalho em lugares mais altos);
  • Espátula e lixa (para deixar a superfície mais lisa e uniforme);
  • Pano úmido (retirar a poeira);
  • Luvas (proteção das mãos);
  • Pincel (pintar os locais onde fica difícil em com rolo);
  • Rolo e extensor de rolo (pintar toda superfície grande e alcançar lugares mais altos);
  • Óculos para proteção dos olhos;
  • Algum recipiente para fazer a diluição da tinta. Pode ser um balde ou bacia;
  • Uma bandeja para colocar a tinta já diluída;
  • Massa corrida (cobrir as imperfeições);
  • e finalmente, a tinta desejada.

Agora vamos ao passo a passo?

1º: Lixe muito bem a parede;

2º: Utilize um pano meio úmido para tirar todo o pó;

3º: Com a massa corrida, cubra todos os buracos e imperfeições da parede;

4º: Se for pintar o cômodo todo, inicie pelo teto;

5º: Procure pintar a parede toda. Deixar algum pedaço pra depois, pode deixar marcas;

6º: Nós cantinhos, finalize com pincel;

7º: Aguarde o tempo recomendado para dar a segunda ou terceira demão.

Agora, é só começar!

Posts Recentes

Transforme sua casa com estas 8 plantas que purificam o ar

Melhore o ar da sua casa com essas 8 plantas purificadoras, conhecidas por seus incríveis benefícios para a saúde. Ter… Leia Mais

Cozinha pequena? Veja como torná-la funcional e organizada

Aprenda a maximizar o espaço em cozinhas pequenas, utilizando prateleiras, armários embutidos e bancadas otimizadas. Transformar uma cozinha estreita em… Leia Mais

Segredos dos decoradores: como usar tapetes para valorizar ambientes

Saiba escolher o tapete ideal para cada ambiente da sua casa e evite erros comuns na decoração. Essenciais em qualquer… Leia Mais

Transforme seu banheiro com os melhores modelos de vasos sanitários

A escolha do vaso sanitário certo pode transformar a funcionalidade e o estilo do seu banheiro. Descubra como escolher o… Leia Mais

Como escolher a argamassa ideal para cada etapa da construção

Descubra os diferentes tipos de argamassa e como utilizá-los para obter os melhores resultados na sua obra. A argamassa é… Leia Mais

Ralo linear: o toque de modernidade e funcionalidade para seu banheiro

Conheça os benefícios e as características do ralo linear para banheiros e veja como escolher o modelo ideal para o… Leia Mais