Categorias: 2023TendênciasTintas

As melhores tintas para escolher para ambientes externos em 2023

Em alta ultimamente, todo mundo sonha com uma área gourmet ou mesmo um cantinho bacana para receber os convidados em uma celebração.

Todos queremos o melhor para nossa casa e cada detalhe conta. Mas nem todos são experts em arquitetura ou construção, então é natural que em muitos aspectos, precisamos do auxílio de outra pessoa ou então de mais conhecimento. Isso é o caso da pintura de áreas externas, por ser uma porção da casa que fica exposta às intempéries climáticas como sol e chuva, calor e frio, essa parte da casa precisa de uma pintura especial. Nada que seja de outro planeta, apenas uma combinação entre aquilo que o dono deseja e a solução mais prática e duradoura para aquele ambiente.

Necessidades diferentes implicam em soluções diferentes.

Considerando o projeto a ser realizado, surgem diversas opções, desde variadas paletas de cores, mesclagem de texturas e tons, ornamentação de acabamentos e materiais decorativos, tudo isso conta. Os detalhes farão a diferença no resultado e talvez um dos mais importantes seja a preparação, utilizando impermeabilizantes nas paredes externas a fim de evitar umidade e prevenir infiltrações, garantindo, portanto, maior durabilidade da construção, bem como de sua qualidade estética.

Uma ótima opção são as tintas a óleo, cuja principal característica é a sua alta apolaridade (não tem afinidade com a água), portanto impermeabiliza muito bem a superfície, recomendada principalmente para pintura de materiais em ferro e madeira. Por norma uma lata de 3,6 litros pode render até 70 metros quadrados em uma demão (Tinta Suvinil usada como base).

Outra possibilidade são as tintas acrílicas, são ótimas sobretudo para áreas com piscinas porque algumas são laváveis, outras propiciam a formação de uma fina camada emborrachada por cima da parede, protegendo-a. Além de sua ótima resistência às variações climáticas. 3,6 litros diluídos atingem um rendimento de até 100 metros quadrados por demão (Tinta Suvinil usada como base).

A tinta esmaltada é legitimamente “pau para toda obra”. Suas aplicações são diversas, aderindo muito bem a diferentes composições de superfície e são muito resistentes e duradouras. 3,6 litros rende até 50 metros quadrados de tinta esmalte (Esmalte sintético coralar usado como referência).

E por fim, aqueles que todos nós já conhecemos, o verniz. Ele protege bem o material que se deseja e permite a exibição da cor natural do material, contudo suas aplicações são mais restritas a madeira. 3,6 litros de Verniz rende até 20 metros quadrados com duas demãos (Verniz acrílico fosco incolor usado como referência).

Em suma, são muitas formas diferentes de se atingir um resultado, todavia, existe uma que se adéqua melhor ao projeto que se tem em mente. Faça a opção correta e o uso correto do material, para garantir que a sua área externa permaneça linda por mais tempo.

Compartilhe

Posts Recentes

Réveillon 2024 – Cores para Vestir e Simpatias para Virada do Ano Novo

Confira aqui as melhores cores para usar e as principais simpatias para fazer na festa… Leia Mais

O Que é Bom Plantar em Dezembro? Dicas de Hortaliças e Flores

Confira aqui dicas de hortaliças e flores que estão na época de plantio em dezembro.… Leia Mais

Dicas de decoração para apartamento estúdio pequeno, de 20m2

Um estúdio de 20m2 pode se tornar em um espaço confortável e aconchegante, com lugar… Leia Mais

Peach Fuzz – Nova Cor Pantone do Ano de 2024

Pantone divulga a nova cor do ano de 2024. Confira aqui mais detalhes sobre a… Leia Mais

Diversidade nos Jardins Urbanos: Tipos e Inspirações

A jardinagem urbana é um conceito amplo, abrangendo diferentes tipos de espaços verdes em ambientes… Leia Mais

Jardinagem Urbana: Transformando Selvas de Pedra em Refúgios Verdes

No coração das cidades agitadas, entre concreto e aço, surge um movimento crescente que está… Leia Mais