Como criar uma horta em sua casa em espaços pequenos

Tem um espaço em casa e não sabe como aproveitá-lo? Faça uma horta! Nesse artigo vamos te ensinar os benefícios de se ter uma horta em casa e como fazer a sua do zero!

Cada vez mais as pessoas estão aderindo a uma rotina de vida saudável, priorizando sempre alimentação e hábitos que tragam benefícios à saúde. O surgimento das hortas caseiras veio, justamente, dessa linha de estilo de vida mais saudável e orgânica.

Ademais, além das vantagens para a saúde, a plantação de horta também auxilia no bem-estar psicológico, ao se tornar um hobby.

Agora vamos tirar algumas dúvidas para que você possa fazer sua horta de uma forma eficaz, confira!

Qual o melhor local para fazer?

Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário ter um grande espaço para iniciar o cultivo. Separando um pequeno local da sua residência que receba a luz solar por, pelo menos, algumas horas por dia.

Caso o local receba pouca luz solar, escolha apenas alguns tipos de ervas e temperos para iniciar o cultivo. Mas se receber uma boa quantidade de insolação, pode ser escolhidos tipos mais variados de ervas, hortaliças, etc.

Quais as formas de cultivar?

Ao escolher o que será plantado, você terá inúmeras opções de formas de cultivo. Podendo ser plantada em vasos, caixas de madeiras, em garrafas pets, direto na terra ou, até, em recipientes de plásticos que estão sendo inutilizados na sua residência.

O que plantar na horta?

Agora vem uma das partes mais importantes para a montagem da horta: escolher o que irá plantar.

A depender do espaço disponível, muitas serão as opções a serem escolhidas. Se houver a pretensão de uma horta maior, pode plantar raízes, como a batata. Caso queira uma horta menor, uma boa alternativa seriam os temperos, como o manjericão.

Confira uma das opções mais escolhidas e com maior facilidade de serem plantados:

  • Alface – Podendo ser plantada colocando a semente no local escolhido para ser plantada. Para ela crescer saudável, precisa apenas ser bastante irrigada, podendo ser colhida depois de 55 a 130 dias.

  • Brócolis – Pode ser plantada tanto através das sementes quanto da muda. Se desenvolvendo melhor em climas mais amenos, poderá ser colhida de 60 a 110 dias após ser plantada.

  • Tomate Cereja – É plantado apenas em semente, sendo indicado ser plantado na primavera. Poderá ser colhida de 60 a 70 dias após o plantio.

  • Couve – Pode ser plantado em semente ou em muda, em espaços maiores. Após ser plantado, poderá ser colhido entre 10 a 16 semanas.

Todas esses são boa opções para incrementar na sua horta, podendo ser utilizados tanto para consumo próprio quanto para venda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *