Tinta ultrabranca tem capacidade de refletir até 97,9% da luz solar

Tinta mais branca do mundo foi criada para tentar reduzir o aquecimento global.

A grande novidade do setor é uma tinta leve e ultrabranca que vem com a capacidade de refletir até 97,9% da energia solar. A ideia é que a nova tinta seja usada para resfriar o exterior de aviões, trens, carros e até mesmo de naves espaciais. Outro ponto a se destacar a respeito da nova tinta é a respeito dos aumentos das temperaturas do planeta, que tem aquecido cada vez mais devido as mudanças climáticas, e assim esta pode ser uma alternativa inovadora para que consiga manter espaços e pessoas protegidos do calor intenso.

Outro fator interessante a respeito da tinta em questão é que com a tecnologia usada nela, é possível que haja também uma redução da dependência de condicionadores de ar. Isso, pois estes equipamentos em questão que são usados para amenizar o calor em geral contam com um gasto de energia muito grande. E podem também contribuir para o aquecimento global de modo geral. Portanto, a alternativa vem para auxiliar nestes processos mais sustentáveis.

Esta tinta, que está sendo lançada agora, é na realidade uma melhoria que foi feita em uma fórmula que já existia. Entretanto, era muito espessa para ser aplicada em qualquer local que fosse. E com isso, pesquisadores investiram tempo e recursos para que a fórmula pudesse ser alterada para uma melhor aplicação sem que o produto perdesse a capacidade de realizar este grande feito. E com este refinamento da fórmula, os pesquisadores conseguiram uma tinta que pode ser usada em várias superfícies.

O artigo foi publicado recentemente através da revista Cell Reports Physical Science dando todos os detalhes a respeito da pesquisa e de como a nova fórmula foi criada para conseguir obter bons resultados. De acordo com o comunicado feito recentemente também pelo engenheiro mecânico da Purdue University, George Chiu, a tinta agora vem para abrir novas portas para aplicações distintas, com objetivo de trazer estas melhorias para a sociedade.

A título de comparação, as tintas que estão atualmente no mercado e são comercializadas conseguem refletir cerca de 80 a 90% da luz solar. O que significa que elas acabam por absorver mais luz e muito mais calor do que esta nova fórmula. A tinta ultrabranca por sua vez, conta com uma capacidade de resfriamento de superfícies, emitindo assim mais calor do que o que ela retém. Para se entender os grandes feitos da nova tinta, os aparelhos como ar condicionado por exemplo tem a capacidade de resfriar o ambiente interno, mas ao mesmo tempo transferem o calor para fora, que é jogado para a Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *