Tintas ecológicas são mais acessíveis e muito mais econômicas

Uma opção barata e com muitos benefícios para o seu lar, a sua saúde e o ecossistema

Escolher a tinta ideal que irá combinar com a reforma da sua casa, sempre é uma decisão difícil de tomar. Uma escolha errada pode significar insatisfação e dor de cabeça com as despesas, geralmente altas.

Por isso, nessas horas, muito mais do que saber qual tinta escolher, é preciso considerar outros detalhes importantes, como a textura, a marca e o preço para evitar arrependimentos.

Entretanto, existe uma alternativa que pode ajudar quem está precisando fazer uma boa escolha para a reforma da sua casa: são as tintas ecológicas!

Talvez a maioria nunca tenha ouvido falar sobre esse tipo de tinta. Sendo assim, aqui você descobrirá o que são as tintas ecológicas, as suas vantagens e, principalmente, como elas podem ser uma opção barata, eficiente e confiável.

Acompanhe!

Descubra o que são tintas ecológicas

São tintas feitas a partir de ingredientes naturais e com baixa capacidade de causar prejuízos ao meio ambiente. Geralmente elas são feitas de materiais, como amido de milho, cola, água, pigmentos naturais e outros insumos.

Esse tipo de tinta ainda pode ser dividido em categorias, conforme a matéria-prima com a qual foi produzida. É o caso, por exemplo, daquelas feitas a partir de materiais vegetais; ou as que utilizam materiais minerais e outras elaboradas com insumos de animais.

Todos esses componentes e suas origens facilitam a produção dessas tintas e tornam o seu preço final mais acessível e sustentável.

Conheça as vantagens da tinta ecológica

Veja 5 vantagens de usar as tintas ecológicas:

1. Reduz as chances das paredes ficarem mofadas ou com fungos, principalmente as paredes externas, o que acaba sendo uma excelente opção para aplicar em locais que recebem muita umidade;

2. Não é prejudicial para a saúde humana, porque elas não são feitas de petróleo ou de qualquer material tóxico;

3. Ausência de materiais poluentes, como resíduos sintéticos e os derivados do petróleo;

4. O custo-benefício compensa por estar investindo em uma solução barata que irá contribuir para a saúde de uma moradia – ou outro local qualquer – e do meio-ambiente;

5. São fáceis de fazer e de remover, comparado com as que conhecemos, feitas à base de petróleo.

Mas as vantagens não param por aí.

Você sabia que é possível fazer a sua própria tinta ecológica usando materiais que você tem em casa?

Pois é, se quiser saber como fazer a sua tinta ecológica em casa, leia a receita a seguir!

Receita caseira para fazer tinta ecológica

A receita para fazer a sua própria tinta sem agredir o meio ambiente e o seu bolso é simples. Você só precisa de alguns poucos ingredientes fáceis de encontrar em casa, como terra, cola, água e, obviamente, pigmentos naturais e começar a fazer.

Após providenciar esses itens, os próximos passos são o seguinte:

1º – Misture a terra com a água lentamente, até ficar com uma consistência homogênea. Mas, antes, é preciso peneirar bem a terra, para retirar todos os resíduos existentes, como folhas, pedras e pequenos pedaços de materiais que possam interferir na consistência da tinta;

2º – Após a mistura ficar com uma boa densidade de sua preferência, agora deve-se peneirar esse material e ir acrescentando cola em doses controladas até tudo ficar no ponto que você desejar.

E pronto! Ela está pronta para uso!

Essa receita aproveita a cor natural da terra, mas é possível escolher uma cor de sua preferência. Basta só adicionar algum pigmento natural com a cor que quiser durante a produção.

Se quiser uma tonalidade mais clara, é só acrescentar água – sempre com cuidado e em doses graduais – até a tinta ficar com a textura que mais te agradar.

A tinta ecológica vale a pena?

Depois de tudo o que foi apresentado, ficou mais que evidente o quanto vale muito a pena aderir às tintas ecologicamente corretas. Além de entregarem os mesmos resultados estéticos das tintas industrializadas, elas são renováveis.

Mas antes que você questione sobre a qualidade da tinta ecológica, é preciso dizer que muitas delas, como as que são feitas à base de óleo de linhaça, entre outras matérias-primas, têm qualidade até superior às tintas convencionais feitas de petróleo.

Assim, da próxima vez que for escolher com qual tinta irá pintar sua casa, fica a dica dessa alternativa sustentável e que só trará benefícios para a sua saúde, o meio ambiente e o seu bolso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *