É possível caprichar na decoração, mesmo em apartamentos pequenos

Dá para valorizar um apartamento pequeno com uma boa decoração; confira as dicas.

A opção por morar em apartamentos menores tem sido uma tendência nos últimos anos. Cada vez mais, é esse o tipo de imóvel mais buscado. Poder morar perto de tudo por um preço mais acessível é o que faz com que muitos optem por esse tipo de residência. O setor imobiliário, aproveitando essa tendência, está investindo muito nesse nicho. Grande parte dos apartamentos novos não ultrapassam 75m.

Apesar da redução de tamanho, a nova moradia pode ficar bastante agradável e aconchegante. Praticidade e conforto é o importante na hora de pensar na decoração. Para tanto, é preciso somente que se faça um projeto que adapte as necessidades ao espaço disponível. Afinal, um bom planejamento é muito importante quando se fala em decoração. Veja a seguir algumas dicas para fazer de seu apartamento pequeno um lar acolhedor e funcional.

Para começar, vamos falar da cor da tinta das paredes. Sabemos o quanto é importante uma boa escolha dos tons. Lembrando que as cores mais vibrantes podem dar a impressão de encolhimento do espaço. Se quiser que o ambiente pareça mais amplo, tonalidades mais claras são as mais indicadas.

Sobre os móveis, a dica é sempre que possível optar por móveis multifuncionais. Isso pode fazer com que o ambiente ganhe espaço. Existem no mercado boas opções nesse sentido. Sofás com pés palito também podem dar leveza à decoração.

Dê uma atenção especial à iluminação do ambiente. Ela pode influenciar muito no que se refere aos tons escolhidos das paredes ou mesmo da mobília. Um ambiente bem iluminado dá uma sensação de bem-estar. Além da luz natural, investir em luminárias fixas na parede é uma ideia.

Cortinas mais claras dão mais leveza a decoração. Mas isso não quer dizer que esteja proibido usar cores mais fortes, até porque um contraste entre as paredes de tons mais suaves com cores mais vibrantes pode dar vida ao espaço.

Uso de espelhos na decoração: A utilização de espelhos é também uma forma de fazer com que o local pareça mais amplo, quando se tem um ambiente que recebe boa iluminação natural. Para isso, escolha os verticais.

Tapetes são indispensáveis quando se fala em fazer o lar mais acolhedor. A escolha tanto pode ser de um tom neutro, ou outro escolhido dentro de uma paleta de cores que interaja com o restante da decoração.

Plantas são sempre bem-vindas em qualquer lugar e não seria diferente na casa escolhida para se morar. São capazes de energizar e dar vida à decoração. A escolha deve ser de acordo com as condições que o ambiente oferece e o tempo disponível para cuidar, pois para que ela possa levar beleza ao ambiente é preciso que ela própria esteja bem. Mesmo que o apartamento seja pequeno, sempre há um lugarzinho para natureza.

Prateleiras e nichos: Para que o apartamento possa ficar bem-organizado, mesmo sendo pequeno, vale usar prateleiras, nichos e aquelas estantes que têm o comprimento maior. Só tome cuidado com a quantidade, para não ficar acumulando aquilo que não faz falta alguma. O exagero é sempre ruim, ainda mais quando estamos falando de espaço reduzido.

Antes de começar, não esqueça de verificar todas as medidas. Um bom planejamento irá lhe ajudar a transformar seu apartamento num lugar agradável, apesar do tamanho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *