Dicas de cores para quartos para você dormir melhor

Você quer dormir melhor à noite? Talvez tudo o que você tenha que fazer seja mudar a cor do seu quarto. Confira as dicas.

Escolher bem as cores de cada ambiente da sua casa é essencial para manter a harmonia, principalmente quando a estética escolhida gerar benefícios a você, sua família e de todos que você ama.

Ter um bom sono é fundamental para manter um padrão de produtividade durante todo o seu dia, principalmente quando se chega em casa cansado(a) de uma jornada intensa de trabalho.

A cor tem a capacidade de afetar o humor e o sono. Quando estamos ansiosos ou zangados, temos mais dificuldade para dormir do que quando estamos relaxados e felizes. As cores podem influenciar os humores, as emoções e os comportamentos. Diferentes cores podem ser usadas para evocar certas emoções, da agressão e raiva à calma e felicidade.

A cromoterapia possui propriedades terapêuticas e pode auxiliar no tratamento da insônia, por exemplo, através de vibrações e frequências eletromagnéticas.

É imprescindível destacar que a cromoterapia, apesar de parecer um tanto quanto elitista, é uma forma de tratamento oferecido pelo SUS e também extremamente acessível ao público em geral. Neste sentido, a acessibilidade a melhor qualidade de vida possível deve atingir todos os brasileiros, e prezar pelo sono de todos também deve ser visto como tratar da saúde da população do nosso país.

Assim, a escolha correta das cores de um quarto não é exclusiva para adultos ou idosos, mas também para crianças e recém nascidos, ou seja, pessoas de todas as faixas etárias.

As melhores cores de quarto para o sono descansado, de acordo com a cromoterapia, são as seguintes:

Azul

Quando solicitado a visualizar uma cena relaxante, que cores você vê? Na maioria das vezes, é azul. Vemos azul todos os dias, no céu, no mar. O azul promove uma sensação de calma e serenidade. Também pode ser relacionado a sentimentos de confiança e estabilidade.

Um estudo da Travelodge concluiu que as casas com quartos azuis receberam a melhor noite de sono em comparação com qualquer outra cor. Ter azul em seu quarto pode fazer você se sentir seguro, relaxado e calmo.

Verde

O verde, em essência, simboliza a natureza. É considerado agradável para o corpo e a mente, pois pode produzir um efeito calmante. Está associado à calma e à tranqüilidade, tornando-o ideal para dormir.

Quando se trata do quarto de dormir, recomendamos que se mantenha um verde-salva em vez de um verde brilhante. O verde sábio é mais suave e mais silencioso, o que o torna melhor para dormir.

Rosa claro

Esta cor pode não ser sua primeira escolha para um quarto de dormir, mas o rosa, especialmente o rosa claro, representa uma ternura suave. É calmante, não ameaçador e pode ser ligado a uma doçura ingênua. Se você leva uma vida agitada e estressante, considere acrescentar um pouco de rosa claro ao seu quarto.

Uma dica de decoração de quarto: você não precisa pintar as paredes de rosa, mas pode ser uma cor agradável para um cobertor ou travesseiro.

Branco

O branco é a cor mais clara do espectro. É um símbolo de serenidade, o que o torna perfeito para o quarto de dormir. O branco é limpo e pode lhe trazer conforto e esperança. Com todos esses benefícios incríveis, o branco é uma ótima cor para o quarto.

Bege

O bege tem um tom leve e neutro, o que o torna uma escolha atraente para o design de interiores. É considerada uma forma mais quente de branco. Devido a suas semelhanças com o branco, representa serenidade e simplicidade. Beige é simples e calmo – um complemento perfeito para o sálvia verde no quarto.

Dar amor, carinho e cuidado para quem você ama, mas, principalmente para você mesmo (a), é muito mais do que nos é imposto pelos limites dos dias comuns, que condicionam cada um de nós a uma vida levada cada vez mais a exaustão, ao cansaço, ao esgotamento físico e mental.

Dormir bem é essencial para ter um bom dia, produzir mais e com qualidade, mas, essencialmente para amar da melhor forma possível. Logo, uma decisão que aparentemente se mostra como simples, que é escolha das cores do seu quarto e de toda a sua casa, é algo fundamental para a sua saúde e de toda a sua família.

Compartilhe

Posts Recentes

Réveillon 2024 – Cores para Vestir e Simpatias para Virada do Ano Novo

Confira aqui as melhores cores para usar e as principais simpatias para fazer na festa… Leia Mais

O Que é Bom Plantar em Dezembro? Dicas de Hortaliças e Flores

Confira aqui dicas de hortaliças e flores que estão na época de plantio em dezembro.… Leia Mais

Dicas de decoração para apartamento estúdio pequeno, de 20m2

Um estúdio de 20m2 pode se tornar em um espaço confortável e aconchegante, com lugar… Leia Mais

Peach Fuzz – Nova Cor Pantone do Ano de 2024

Pantone divulga a nova cor do ano de 2024. Confira aqui mais detalhes sobre a… Leia Mais

Diversidade nos Jardins Urbanos: Tipos e Inspirações

A jardinagem urbana é um conceito amplo, abrangendo diferentes tipos de espaços verdes em ambientes… Leia Mais

Jardinagem Urbana: Transformando Selvas de Pedra em Refúgios Verdes

No coração das cidades agitadas, entre concreto e aço, surge um movimento crescente que está… Leia Mais