Tinta automotiva promete remover riscos com a luz do sol

Pesquisadores da Coreia do Sul desenvolveram uma tinta automotiva resistente que promete remover arranhão do carro utilizando apenas a luz solar

Não é preciso ter experiência ou mesmo entender muito sobre carros para compreender que os arranhões na lataria representam reparos caros. Entretanto, este problema está prestes a se tornar coisa do passado após a criação de um novo produto, que foi especialmente pensado para estes casos.

De acordo com informações veiculadas recentemente, cientistas do Instituto de Pesquisa de Tecnologia Química da Coreia do Sul chegaram a anunciar a sua nova criação: uma tinta automotiva que promete resolver qualquer tipo de problema com arranhões no carro através do uso da luz solar. Segundo o relatado pelos criadores, o produto precisa de apenas 30 minutos para agir.

É interessante ressaltar que estes pigmentos não são inéditos, mas os pesquisadores garantiram que a invenção consegue se destacar pelo nível de resistência que oferece. Nesse sentido, eles pontuaram que quando comparada com outras tintas automotivas, este produto novo pode oferecer mais resistência, chegando a durar décadas e resistindo a questões como o atrito, as variações térmicas e até mesmo à corrosão.

Assim, é interessante pontuar que os criadores desenvolveram o seu trabalho no sentido de conseguir uma receita para que as tintas fossem capazes de absorver, em sua maioria, a luz quase-infravermelha. As cores em questão estão no limite do que os olhos enxergam e correspondem a 10% a me nos do que isso, de modo que o perigo de aquecimento excessivo do veículo deixa de existir.

Além dos aspectos destacados, os cientistas ainda apresentaram um outro diferencial deste produto, que é o fato de que ele é transparente. Devido a essa característica, ele não é capaz de causar nenhum tipo de interferência na coloração original do carro. Logo, pode ser aplicado até mesmo através dos métodos de pulverização que se tem atualmente sem que isso se torne uma preocupação.

Ainda que o preço até o presente momento não seja tão acessível quanto o de uma pintura comum, é interessante ressaltar que essa tinta representa uma economia. Isso acontece porque os solventes são ecológicos e isso pode acabar estimulando a compra por parte de montadoras e de clientes que valorizam questões de sustentabilidade, além de uma série de coisas de ordem prática e teórica.

Até o presente momento não se tem informações sobre a chegada desde produto em outros territórios, visto que se trata de uma novidade. Entretanto, a julgar pela revolução prometida pela nova tinta, ela não deve demorar muito para se espalhar pelo mundo e mudar o setor de pintura automobilística.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.