Pisos vinílicos amadeirados levam sofisticação e aconchego aos ambientes

Confira dicas quentes de como utilizar o piso vinílicos amadeirados e aproveitar a sua versatilidade.

Apesar de todas as novidades que surgem todo dia para os projetos arquitetônicos e design de interiores, a madeira continua em alta e tem sempre o seu lugar. Seja por transmitir uma sensação aconchegante ou por valorizar o ambiente por sua sofisticação, esta é sempre uma opção cogitada.

Por diferentes motivos, a utilização da madeira natural, talvez não seja possível. Mas, nem por isso, é preciso mudar o projeto inicial.

Entre as diversas alternativas que o mercado oferece, há hoje o piso vinílico amadeirado. A opção traz resultados muito bons, já que muitos deles tem a aparência muito próxima da madeira natural, até mesmo com a reprodução de nós e veios.

E o melhor de tudo é que a grande diversidade de padrões permite que se realize um projeto personalizado e de acordo com o gosto pessoal de cada um. Isso sem falar na instalação, que é bem rápida. Confira a seguir algumas ideias, para decorar com piso vinílico amadeirado.

Utilizar o contraste de tons

Considerando a paleta de cores, escolha a tonalidade do piso vinílico considerando os móveis que vão compor o ambiente. Para uma mobília de cor mais escura, dê preferência ao piso mais claro. Se tiver em mente usar uma cor mais escura no revestimento, o ideal é apostar numa decoração de tons claros. Seja nos móveis ou detalhes do acabamento.

Amadeirados mais claros parecem ampliar o ambiente

Para ambientes menores, a sugestão é optar por tonalidades mais claras. Elas fazem o lugar parecer mais amplo. Outra vantagem do revestimento em tom claro é fazer com que o espaço que não tem muita luz natural fique mais iluminado.

Algumas pessoas podem ficar receosas, principalmente se for para utilizar na cozinha. Pode ser que haja uma preocupação com a limpeza. Mas esse receio não se justifica, pois limpar esse tipo de piso é fácil, desde que não se deixe acumular os resíduos.

Use a criatividade nas paginações

É possível deixar a imaginação trabalhar e criar contrastes e efeitos interessantes. Com diferentes tonalidades dá para fazer mesmo um degradê. Há também uma técnica chamada de “Espinha de Peixe”, onde são intercaladas réguas na diagonal.

O revestimento do chão ao teto

Quando se fala de revestimento vinílico é bom lembrar que ele pode ser utilizado também em outras partes do ambiente, além do chão. Com um pouco de criatividade, ele vai para a parede e se transforma em painéis de tv. Ou ainda pode ser usado como forma de dar destaque a uma parede inteira.

E por que não o levar também ao teto? Pode ser com a mesma técnica do piso. Se o desejo é dar ao ambiente uma aparência de teto rebaixado, a dica é colocar uma cor mais escura do vinílico.

Quartos com revestimento amadeirado

O vinílico amadeirado que, como já foi dito, fica bem na sala ou cozinha, é também uma ótima opção para o quarto. A escolha da tonalidade deve se basear no tamanho do ambiente. Sendo um quarto amplo, tons escuros podem ficar perfeitos, resultando em bom gosto e sofisticação. Não esquecendo ainda que os tons escuros transmitem sensação de aconchego que todos esperam encontrar em seu lugar de repouso.

Mas se o quarto tem um tamanho um pouco reduzido, são recomendadas as tonalidades um pouco mais claras, podendo ser as médias que, sem pesar no ambiente, continuam transmitindo um ar aconchegante.

Como você viu, o vinílico amadeirado pode ser sim uma forma de fazer sua casa ter aquele ar de conforto e elegância que a madeira pode dar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.