Dicas para estante da sala (e enfeites)

Confira como deixar a estante de sua sala mais atrativa e bonito para seus convidados.

A sala é a recepção de nosso lar às visitas, aos hóspedes, sendo o cômodo mais social de uma casa. Por esta razão, é importante não apenas personalizar este ambiente, mas, pensar nas pessoas que vão estar ali. O foco deste artigo está nas estantes decorativas para sala de estar.

Obviamente, o anfitrião colocará muito de si nos adornos. Mas, independentemente da cor, do estilo ou tamanho, a estante deverá ser um complemento ideal para todo ambiente organizado e elegante. Toda estante consiste em um aparato funcional, que serve para acomodar objetos, podendo ser livros, potes de condimentos, ferramentas, objetos de culto ou de adorno.

Como apoiador de enfeites, as estantes têm grandes vantagens conforme sua extensão e seu estilo, tornando-se poderoso elemento decorativo por si só. Abaixo, seguem indicações especiais para enfeites de estantes de salas.

Estante de tipo minimalista:

As decorações ao modo da arte minimalista não são uma novidade em nossos dias, porém, sua história é recente, do século XX em diante. Decorações ou mesmo estantes nesse estilo são muito elegantes e inteligentes por sua simplicidade e a facilidade para formar uma boa ambientação. Uma estante em design moderno, com poucos objetos, alguns livros coloridos, pequenas esculturas; por vezes, um vasinho com planta. Discreta, porém, atrativa.

A disposição dos livros:

Mesmo uma estante própria para livros e documentos pode ser estilizada para decoração, apenas. Existem aparadores de livros antigos muito belos, que se tornam decorativos, sem perdeu a função que têm. Vale a dica de, além de outros enfeites, manter um cantinho da leitura; vale, também, a dica de adicionar aparadores temáticos que conferem um aspecto mais interativo na sequência dos livros.

Divisórias de ambientes:

Outros tipos de estantes se tornam a própria decoração, pelo estilo em que é configurada, formando demarcadores de espaços nos ambientes integrados, geralmente um hall e sala de estar; outra dica é acomodar peças leves e simples nas estantes, formas mais modernas.

Os modelos de estantes executivas, funcionais:

Esta dica vale mais para salas de recepção de repartições públicas, ou privadas, nas quais a organização e universalidade decorativa deve prevalecer, para impressionar positivamente a um público maior. Em geral, prateleiras de vidro munidas de pequenas esculturas de porcelana, mármore, por exemplo, um Buda, uma espécie de animal selvagem, símbolos mais imponentes e requintados.

As estantes multicoloridas:

Vale a pena ousar em decoração interior bem mais moderna e despojada, com prateleiras multicoloridas, que dão um toque mais alto astral, divertido a uma sala.

Prateleiras multifuncionais:

Para esse estilo vale a dica de móveis versáteis, geralmente estante de mateira, e algumas vezes, aquelas caixas rústicas de legumes, que são estilizadas, e decoradas com vasos de plantas, portanto, também, aparadores que apoiam objetos de uso diário, incluindo chaves ou carteira; pastas de documentos. Objetos mais decorativos para este tipo de estante: porta-retratos e alguns arranjos florais.

Prateleiras de tipo happy hour:

Esta é uma das melhores dicas, para estantes bem modernas, com design mais clean e forte tendência para decoração, mas, se destina a salas mais abastadas, para se posicionar taças e bebidas caras, formando uma espécie de barzinho suspenso, de luxo. Geralmente são decoradas com peças de cristal.

É muito importante perceber que a estante é o móvel central de uma sala. Mesmos os painéis de parede, onde se fixas as TVs de tela plana, possuem alguma prateleira para decorações, portanto, sempre manter as estantes bem organizadas será fundamental par se oferecer um ambiente confortável ao olhos dos visitantes, também. Quanto mais estilosa uma sala melhor.

Estante de livros

Estante minimalista

Estante divisória de ambiente

Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.