Como limpar e desentupir chuveiro


Chuveiro com pouca água saindo? Ou saindo torta pelos furos? Furos tampados? Aprenda a limpar e desentupir o chuveiro.

O chuveiro é usado no dia-a-dia e, desse modo, o entupimento pode acontecer. Isso acontece porque ele não recebe somente a água, mas também alguns minerais presentes nesta, que podem acabar se depositando no interior do aparelho e entupindo os seus furos. Apesar de parecer algo complexo resolver este tipo de problema, na verdade, as soluções são bastante simples e existem várias maneiras de fazer este tipo de limpeza. Eles serão comentados a seguir.


Limpeza de chuveiro com saco plástico e vinagre

O primeiro método pede um saco plástico e vinagre como materiais. Para começar, é preciso desligar o disjuntor ou mesmo a chave geral de energia. Então, o bocal do chuveiro deve ser envolto com um saco plástico contendo um copo de água morna e um copo de vinagre de álcool. Este saco deve ser marrado no chuveiro.


Então, basta esperar que a mistura aja por duas horas para que toda a sujeira possa ser removida e dissolvida do interior da sujeira. Uma vez que este tempo transcorra, ligue o chuveiro para que ele se encarregue de remover os resíduos de uma vez por todas.


Posteriormente, ele estará pronto para uso e devidamente limpo.


Limpeza de chuveiro com escova

Outra maneira de desentupir o chuveiro é usando uma escova. Assim, no processo anterior, é preciso que o disjuntor esteja devidamente desligado, bem como a chave geral de energia. Então, basta ligar o registro e deixar que a água de chuveiro caia. Enquanto isso acontece, o usuário deve esfregar os furos com uma escova, seja ela de lavar roupas ou de escovar os dentes.

Nesse ponto, será preciso observar para concluir que os furos estão devidamente limpos. Quando o trabalho parecer concluído, é a hora de desligar o registro e, então, ligar novamente a energia elétrica.

Limpeza de chuveiro removendo o bocal

As duas primeiras formas ensinadas não exigem que o bocal do chuveiro seja removido, o que garante praticidade para as pessoas que não têm familiaridade com a realização deste tipo de processo. Entretanto, a última é voltada para as pessoas que sabem fazer isso e preferem retirar o bocal do chuveiro para fazer a limpeza.

Nesse caso, é preciso retirá-lo com o disjuntor desligado e deixar a peça de molho em um mistura feia com água e água sanitária. Caso seja da preferência do usuário, a águia sanitária pode ser substituída por cloro ou vinagre.

Então, o bocal deve permanecer de molho na mistura por, no mínimo, uma hora. Uma vez que o tempo em questão esteja transcorrido, é preciso esfregar os furos com uma escova, seja de dentes ou de lavar roupas, para desentupir. Se isso não for suficiente, procure usar uma agulha passando-a pelos furos. Este processo pode ser lento, visto que deve-se repeti-lo com todos os buracos, mas é extremamente eficiente.

Todas essas formas podem ser feitas por qualquer tipo de pessoa desde que os devidos cuidados sejam observados. Entre eles, o principal é lembra-se de desligar a energia elétrica, visto que isso ser bastante perigoso. Logo, mesmo que a limpeza seja rápida, não desconsidere este aspecto porque isso pode acabar causando acidentes domésticos bastante graves e que poderiam ser evitados com medidas simples.

É muito importante saber realizar pequenos reparos residenciais e fazer limpezas menos óbvias. Isso ajuda bastante no sentido da economia, visto que não será necessário contratar um profissional para fazer uma tarefa simples e que o próprio morador da casa seria capaz de realizar com materiais básicos e que já fazem parte da sua rotina.

Portanto, preste atenção especial a estas dicas e caso o seu chuveiro esteja precisando de uma limpeza, não pense duas vezes antes de colocá-las em prática para resolver o seu problema.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.