Decoração contemporânea: o que é e como usar?

A decoração contemporânea traz muito bom gosto e elegância aos ambientes.

A decoração contemporânea sempre está em alta nos ambientes. Seja na sala, no quarto ou na casa toda, a integração entre o “menos é mais” sempre atrai pessoas de todos os estilos.

A união dos ambientes por meio da ausência de paredes, faz com que a casa fique mais clean, sando a sensação de um ambiente único. Cores neutras, mas que conversam entre si, marcam este tipo de decoração.

A decoração simples e organizada dá um toque moderno e suave aos ambientes contemporâneos. São usadas linhas retas e simples nas mobílias e em toda a decoração, fazendo com que o local fique espaçoso, funcional, discreto e prático.

Os materiais usados para este tipo de decoração podem ser os mais variados, como o vidro, cimento, pedra, aço, madeira e mármore. Lembrando sempre de usar a elegância como a chave-mestre da decoração, os acabamentos podem ser com efeitos lisos, com o uso do verniz, vidros, metais ou pintura simples e lisa.

Os tons neutros predominam como a base da decoração, como cinza, preto, branco, bege, creme e os castanhos, abrindo um leve espaço para toques de itens decorativos em cores mais vibrantes, como vermelho, lilás, laranja e amarelo.

A neutralidade pode ser quebrada com o uso de tecidos suaves em cortinas, estofados, mantas e tapetes, feitos em lã, algodão, linho, seda, entre outros tipos suaves.

Outros elementos que dão um toque na decoração contemporânea são as formas geométricas, que podem ser usadas de diversas maneiras para quebrar a sobriedade do local, envolvendo cores e formatos variados.

O uso de uma boa iluminação também conta muito nesta modalidade de decoração. Ela deve trazer modernidade aos móveis com o uso de uma luz artificial mais branca e pontos de iluminação bem definidos, separam ambientes integrados. Tudo isso sutil e naturalmente.

Ainda na pegada “menos é mais”, poucos itens de decoração dão continuidade ao clima contemporâneo. O uso centralizado desses itens decorativos, com cores ou texturas mais chamativas, já fornecem a sensação de muita elegância ao local.

Na montagem de uma sala contemporânea, por exemplo, o uso de sofás, poltronas, puffs e cadeiras são bem-vindas com a utilização de linhas retas ou curvas sinuosas, com cores ou estampas mais vibrantes, que trazem um ponto de cor ao ambiente.

Já para a cozinha, o uso de pastilhas vitrificadas, com a junção de armários lisos, sem pegadores e puxadores aparentes são bastante assertivos. Para este local o uso de materiais em quartzo, vidros, aço, inox, porcelanatos e outros materiais sintéticos, trazem brilho e pontos de cor à decoração.

Vale lembrar que este tipo de decoração não precisa trazer frieza e sobriedade aos ambientes. Bem feita, ela alia elegância, modernidade, conforto e receptividade para as pessoas da família.

Decoração contemporanea

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.