O que é tinta acrílica?

Feita com base na resina acrílica, a tinta acrílica é um material solúvel em água com limite de diluição, e basta apenas água para a solução da tinta acrílica.

Sendo semitransparente, disponível no mercado em versões brilhantes e foscas. É uma alternativa para tintas a óleo.

Já viu aquelas pinturas maravilhosas de paisagens feitas por artistas talentosos? Muitas dessas são usando tinta a óleo, mas muitas outras são usando tinta acrílica, este tipo de tinta forma uma camada plástica, selando a superfície, portanto é necessário técnicas de pintura durante o uso, para evitar excesso de camadas que podem se soltar.

Para que é indicada a tinta acrílica?

A tinta acrílica por ser muito durável, impermeável e de rápida secagem seu uso é principalmente indicado para trabalhos rápidos ou ambientes de constante limpeza. Também é indicada para iniciantes em pintura, pois em comparação com a tinta a óleo, o nível de cuidado para fazer trabalhos refinados é muito menor, mesmo tendo uma qualidade final equivalente.

Gostaria de saber mais benefícios a respeito da tinta acrílica? Separamos as principais características que fazem da tinta acrílica a mais versátil das tintas.

Benefícios da tinta acrílica

Usada para diversas finalidades, desde pinturas ao acabamento de obras, a tinta acrílica tem inúmeras vantagens. Possui secagem rápida, odor menos intenso e sendo menos nociva ao pintor. Sua maior resistência à água impede mofos e acúmulo de sujeiras com facilidade, com menos ocorrência de rachaduras e descascamento.

Bastante usada em telas, paredes, papel, madeira e tecido seu uso só passa a não ser indicada em superfícies lisas como vidro, plástico e cerâmica.

A respeito do uso de papéis, devido ao grande uso de água como solvente da tinta acrílica é necessário o uso de papéis de maior espessura.

Sendo assim bastante indicada para pinturas de ambientes muito movimentados, que exigem constante limpeza, sua impermeabilidade e durabilidade confere a possibilidade de limpar superfícies pintadas com tinta acrílica constantemente.

Contrapontos sobre a tinta acrílica

Talvez o maior contraponto da tinta acrílica seja também sua maior qualidade, a secagem rápida garante uma ótima alternativa em acabamento de obras, mas em pinturas detalhadas de quadros e até mesmo paredes está secagem rápida acaba sendo algo difícil de se lidar. Mas há meios para contornar essa desvantagem, borrifar água sobre a tinta durante o processo de pintura já é o suficiente para garantir uma secagem mais controlável.

Uma das técnicas usadas por pintores que utilizam a tinta acrílica, é do geral para o específico, isso é, deixar os detalhes obrigatoriamente por último para um melhor resultado.

Outro problema das tintas acrílicas é seu vencimento, depois de passado a data de validade a tinta acrílica não é mais utilizável.

Tipos de tinta acrílica

Existem quatro tipos diferentes de tinta acrílica: o clássico fosco, menos resistente à limpeza, porém mais indicado para disfarçar imperfeições em paredes; acetinado, possui brilho discreto e resistência à limpeza; semi brilho, indicada para ambientes com boa manutenção pois destaca imperfeições nas superfícies; fluorescente, tem como diferencial brilha como neon em ambientes escuros.

Materiais indicados para pintura

Pincéis para tinta acrílica

Ao pintar em papel o recomendável são pincéis sintéticos normais de pintura macios, em superfícies mais espessas pincéis com cerdas maiores e mais duras será o ideal.

Godê ou paleta

Qualquer recipiente serve como palete para artistas que usam tinta acrílica, mas vale a dica para economizar dinheiro misturando cores primárias, são elas: preto, branco, vermelho, azul, amarelo, magenta e ciano.

Dica para usar tinta acrílica

É muito importante não deixar a tinta acrílica secar no pincel, o mais indicado é que durante o processo de pintura mantenha-se o pincel imerso na água. Caso ocorra o incidente de secar tinta acrílica nos pincéis, é recomendável o uso de aguarrás.

Outra dica interessante é não misturar a tinta acrílica com outros materiais que não sejam a base d'água, materiais oleosos não combinam com tinta acrílica, e acaba estragando a pintura.

Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.