Qual é a melhor tinta para parede?

Se você está em busca de dar uma nova cara para a sua casa, investir em uma boa pintura é fundamental para isso.

Assim, é importante conhecer mais detalhes sobre as tintas, visto que fazer uma escolha desse tipo vai muito além de selecionar a cor que mais agrada o seu gosto.

Existem vários tipos diferentes disponíveis no mercado atual e cada um deles cumpre uma finalidade distinta. Desse modo, a seguir será possível encontrar uma lista com algumas das melhores tintas de parede para comprar em 2022. Se você deseja saber mais sobre isso, basta continuar a leitura do artigo.

Tinta Látex PVA

Para as pessoas que estão em busca de uma tinta para ambientes internos, a tinta látex PVA é a ideal. Ela possui um acabamento fosco e tem base solúvel em água, o que proporciona uma secagem mais rápida. Além disso, outro ponto que conta a favor deste tipo de tina é a sua manutenção bastante simples.

Logo, prefira pintar ambientes como salas, cozinhas e quartos com este tipo. Trata-se do modelo mais popular do mercado e não será difícil encontra-lo nas lojas mais próximas de você.

Tinta Látex Acrílica

A tinta látex acrílica faz parte da mesma família que o primeiro tipo citado. Entretanto, o seu acabamento é acetinado ou semibrilho. Desse modo, trata-se de uma pintura indicada para alvenaria ou para madeira. Ela também pode ser usada em gesso. Assim como a outra da mesma linha, é usada em ambientes internos.

Entretanto, não existe nada que impossibilite de testar a tinta látex acrílica em alguns ambientes externos. Ela não responde mal à umidade e pode sobreviver muito bem em superfícies que contem com esta característica.

Verniz

O verniz é um tipo de tinta usado para a proteção. Além disso, ele é capaz de melhorar o acabamento de algumas superfícies e proporcionar mais durabilidade. Em geral, é aplicado em madeiras e pode ser usado tanto na área externa da casa quanto na sua parte interna.

Para fazer uso, é preciso somente analisar em quais superfícies o verniz será aplicado, visto que ele demora bastante para secar e possui um cheiro forte, o que pode dificultar a permanência no ambiente até que este processo esteja devidamente concluído.

Tinta óleo

A tinta óleo possui como principal defeito a sua secagem lenta. Entretanto, para quem está em busca de uma cobertura de qualidade para superfícies metalizadas e de madeira, ela é o tipo ideal. Em geral, é indicada para os espaços externos devido ao seu cheiro. Além disso, em locais próximos ao mar ela também apresenta bons resultados por ser resistente à maresia, ao sol e à chuva.

Por fim, é interessante destacar que as pessoas que estão em busca de uma boa resistência e de muita qualidade, vão encontrar na tinta óleo exatamente o que estão precisando para reformar a sua casa. Vale pontuar, porém, que não é indicado usa-la em ambientes internos, especialmente em paredes.

Esmalte

O esmalte é resistente â chuva. Desse modo, ele é uma opção viável para as pessoas que estão em busca de uma tinta de qualidade para os espaços externos das suas casas. Além disso, ele possui um acabamento fosco, mas também pode ser encontrado em versões com alto brilho, o que oferece mais abrangência e permite que o usuário encontre algo que agrada ao seu gosto.

Em geral, o esmalte é aplicado em superfícies metálicas ou de madeira. Ele também pode ser aplicado em paredes e está muito na moda para pessoas que gostam de desenhar nestas superfícies com giz de cera.

Tinta Epóxi

A tinta epóxi possui alta durabilidade e resistência à umidade. Além disso, ela também resiste às substâncias químicas e aos processos abrasivos. São usadas em locais como os banheiros e as cozinhas, ajudando a manter a durabilidade e a beleza do ambiente.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.