É possível pintar os pelos de animais de estimação?


É possível fazer tingimento de pelos dos animais de estimação?

O tingimento de pelos de animais de estimação pode ser feito? É segura ou há riscos?


É cada vez mais comum vermos animais de estimação com pelos coloridos. Essa prática surgiu no Japão, mais precisamente em Tóquio. A prática, considerada apenas um hobbie, tinha como objetivo apenas fazer com que os animais ficassem mais estilosos. Algum tempo depois, foram os chineses que adotaram a ideia e, para se expandir para outros países, não foi difícil.


Atualmente, já é possível encontrar profissionais que são especialistas na área. Muitos preparam os animais para concursos e exposições, onde se pode admirar a criatividade desses que se dedicam a embelezar essas criaturas tão queridas por seus donos. Mas será que a tintura oferece algum risco para os pets?


Enquanto muitos acreditam não haver mal algum em tingir os pelos de seus bichinhos, há também os que consideram que as substâncias químicas podem causar danos à saúde deles. Mas, se você pensa ou já cogitou essa possibilidade, saiba que a aplicação de qualquer produto precisa ser cautelosa.


Cuidados a serem seguidos antes de colorir os pelos do pet

Por ser mais fácil o tingimento, normalmente são os donos de cãezinhos e gatos de pelos brancos que aderem ao procedimento. Mas, antes de passar a coloração, é preciso alguns cuidados. Uma visita ao veterinário é recomendada. Alguns animais têm a pele mais sensível que outros, portanto nem todos podem receber a tintura em seus pelos. Da mesma forma como acontece com humanos, existe o risco também de uma reação alérgica. Sendo assim, um teste deve ser feito antes da aplicação da tinta. O cuidado é importante mesmo que tenham em seu rótulo a informação de que são antialérgicos.

Procurar por produtos que não ofereçam risco de intoxicação também é muito importante. Os animais, em sua grande maioria, têm o hábito de se lamberem, e por isso é preciso bastante atenção na escolha da tinta.

Produtos fabricados para seres humanos não devem ser aplicados em animais

É preciso ressaltar que os produtos usados em pessoas não devem ser utilizados para os animais. Da mesma forma que os bichinhos têm xampu, sabonete e alimentação preparados apenas para eles, a coloração deve ter uma formulação específica e certificada. É um erro acreditar que se pode ser usado por você, não fará mal ao animal. Não esqueça que os pelos são a proteção natural dos animais, e que devem ser tratados com muito carinho.

Procure fazer tingimento com profissionais preparados

Da mesma forma que você procura um bom salão, quando quer obter um resultado perfeito em seus cabelos, a recomendação é de que se procure alguém capacitado para cuidar dos pelos de seu pet. Existem diversos lugares que oferecem este serviço. Uma coloração feita de maneira inadequada pode ter resultado muito diferente do esperado.

Os estabelecimentos especializados neste tipo de serviço, antes de realizar a aplicação da tintura, costumam fazer uma avaliação de acordo com a raça e o tipo de pelos. Nem todos os animais podem ter sua pelagem colorida. O proprietário do animal pode ter mais segurança evitando riscos desnecessários, sabendo que este passou por um exame criterioso antes.

Evite a coloração frequente

Tingir os pelos dos animais com frequência pode causar danos à saúde do seu animal de estimação. Além de problemas gastrointestinais, a prática pode fazer o pet se sentir incomodado e estressado. Um comportamento mais irritadiço pode ser observado, caso o pet não se sinta confortável durante o processo. Por terem um faro bastante apurado, o próprio cheiro da tinta pode ser motivo de desconforto.

A coloração também pode afetar a textura dos fios, portanto é necessário ter cuidados, como a hidratação desses. Sempre, é claro, utilizando produtos específicos.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.