Porcelanato x Cerâmica – Diferenças, Vantagens e Desvantagens

A escolha do piso certo pode ser uma dificuldade para quem está realizando uma obra. Por isso, conhecer as vantagens e desvantagens entre o porcelanato e a cerâmica auxilia muito no momento da decisão.

Na hora de construir uma casa ou um empreendimento muitas dúvidas surgem acerca da decoração, já que esse mercado tem ganhado força a cada ano, sendo que cada vez aparecem mais variedades. Pensando nisso, com base em algumas pesquisas foi percebido que muitas pessoas se encontram diante de um dilema quando se trata da escolha do piso. Dessa forma, o que mais se destacou foi a dificuldade da clientela de escolher entre o piso de cerâmica e o piso de porcelanato. Por isso, foi decidido esclarecer as vantagens e desvantagens de ambos, bem como a relação custo-benefício, com o intuito de auxiliar os consumidores que apresentam essa dúvida.

Portanto, se você, caro leitor, quer fazer aquela obra, mas apresenta dúvidas sobre qual material é melhor comprar, o momento de se decidir é agora.

Piso de Cerâmica

Começando pelo piso de cerâmica, sabe-se que hoje em dia ele está em alta por apresentar características que é do interesse da maior parte dos consumidores, isto é, além de apresentar excelente custo-benefício, o seu design é bastante versátil. No entanto, embora haja inúmeras características que fazem dele um excelente produto, é importante que o comprador tenha um conhecimento prévio em relação ao piso.

As vantagens do piso de cerâmica são inúmeras se comparadas às desvantagens. Contudo, o comprador deve se decidir por aquilo que está de acordo com as suas necessidades.

Um dos aspectos positivos está relacionado à questão do isolamento, isto é, a cerâmica auxilia na promoção de um ambiente fresco, sendo, portanto, indicada para locais com temperatura elevada. Outro ponto que é bastante importante associa-se à manutenção, já que é possível deixar o ambiente que é revestido pelo piso de forma limpa, apenas utilizando um pano úmido. Muitas pessoas têm certo receio de adquirir o piso de cerâmica e não encontrar um profissional qualificado para instalá-los, entretanto isso não é algo complicado, uma vez que é necessário apenas tomar alguns cuidados com a superfície para depois passar o rejunte e, assim, uni-los.

Piso de Porcelanato

Quando se trata de versatilidade, o piso de porcelanato possui inúmeras variações que estão relacionadas a tamanho, texturas e cores. Além disso, ela pode se combinar com madeira e mármore, materiais que permitem que a cerâmica se adeque a vários ambientes distintos, isto é, desde externos a internos.

Tomando os devidos cuidados no momento da instalação e da manutenção, o porcelanato pode durar em torno de vinte anos, sendo ideal para locais onde possa haver muitas bactérias, já que ele oferece certa resistência a elas.

Tendo em vista todas as vantagens, especialistas afirmam que este é um material cujo o custo-benefício vale bastante a pena.

Por outro lado, as desvantagens são até previsíveis: devido ao seu isolamento, não é aconselhável ser aplicados em locais que já tem uma temperatura mais baixa; quanto a instalação, apesar de simples deve haver cuidado a todo momento, inclusive antes de ser assentado ao chão, pois é nesse momento que podem ocorrer acontecimentos adversos que danificam o mesmo. E o mais importante é que quando a superfície é inundada por água, o piso passa a se tornar escorregadio e, por isso, é recomendado cuidado com crianças e também idosos.

Já se tratando do porcelanato, há diversas vantagens, sendo uma delas a elegância, especialmente quando ele é usado para realçar locais de grande dimensão; assim como o piso de cerâmica, ele é um piso com a característica de ser frio, o que beneficia locais em que a temperatura é alta; sua utilização pode ocorrer em vários locais, isto é, nas áreas internas e externas, tanto no chão quanto na parede; sua instalação é fácil; é fácil de limpar e apresenta alto tempo de duração; o porcelanato também é bastante versátil e oferece ao consumidor uma grande variedade de seu produto.

Algumas das desvantagens é que pisos de tons claros realçam mais sujeira; já peças de tons escurecidos tendem a perder o brilho com o tempo; o porcelanato do tipo polido é propenso a ser escorregadio e acarretar manchas.

Por Ana Paula

Porcelanato x Cerâmica

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.