Dicas de Decoração para Apartamentos Pequenos


Confira as dicas a seguir que podem ajudar a decorar um apartamento pequeno de forma eficiente e com muito bom gosto.

Atualmente, os apartamentos pequenos estão em alta no mercado imobiliário e são procurados especialmente por pessoas solteiras ou que estão começando a sua vida a dois. Além disso, como as moradias em grandes centros urbanos estão se tornando cada vez mais caras, uma metragem maior significa mais gastos e mais complexidade para conseguir alugar um imóvel.


Entretanto, algumas pessoas ainda são resistentes à ideia de alugar um apartamento pequeno por acreditarem que as possibilidades de decoração são mais restritas. Porém, vale destacar que esta não é uma verdade quando se sabe aproveitar a metragem que se tem.


Assim, as dicas a seguir podem te ajudar a decorar um apartamento pequeno de forma eficiente e com muito bom gosto. Confira!


Anote todas as medidas do apartamento antes de fazer compras

O primeiro passo que qualquer um que deseja decorar um imóvel com pouca metragem deve tomar é anotar as medidas de todos os cômodos antes de ir às compras. Desse modo é possível assegurar que a mobília escolhida será encaixada sem maiores dificuldades no espaço disponível.


Opte sempre pela simplicidade

Quando se fala em decoração, nem sempre ter muitos objetos é sinal de bom gosto. Logo, escolher uma linha mais minimalista pode ser uma solução interessante para quem tem pouco espaço disponível. Ainda assim é possível conseguir um ambiente aconchegante e que seja ao mesmo tempo funcional.

Não espalhe muitos objetos

Um cômodo muito cheio transmite a impressão de pouco espaço e pode ser algo que condena a decoração de um apartamento pequeno. Assim, é essencial limitar a quantidade de objetos que fazem parte da decoração e ter apenas alguns itens que acrescentem mais charme ao ambiente. Observar a altura dos móveis e dos objetos também é muito importante.

Escolha um estilo antes de começar a decorar

Sempre que alguém tem uma linha temática para seguir com a decoração se torna mais fácil evitar armadilhas como tornar o ambiente carregado. Portanto, é preciso definir com clareza um estilo de decoração a ser seguido e evitar misturar o contemporâneo com o minimalista, por exemplo, visto que isso pode tornar o espaço bastante confuso e poluído.

Use os espelhos de forma estratégica

Quem aluga um apartamento pequeno pode usar a manipulação visual de forma estratégia para dar a impressão de que o ambiente é mais amplo. Assim, eles tornam mais fácil criar a ilusão de espaço e de boa iluminação. Em geral, este é um truque bastante usado em locais como restaurantes e saguões de hotéis, mas nada impede que seja aplicado nas salas também.

Encontre um bom sofá

Quando se fala sobre a decoração de salas menos espaçosas, o sofá é um item que pode causar bastante problemas por ser naturalmente maior. Logo, é preciso escolher um que se adeque ao ambiente em termos de conforto e de proporções. Além disso, é preciso considerar a harmonia entre o formato do ambiente e o sofá escolhido.

Valorize tons neutros e claros

Essa regra deve ser considerada especialmente quando se fala a respeito do sofá, visto que ele vai ocupar boa parte do ambiente. Assim, os tons neutros e claros fazem com que o espaço se torne mais amplo enquanto as cores escuras acabam por delimitar um pouco mais o ambiente.

Não escolha TVs grandes demais

Embora todo mundo queira ter uma tela quase de cinema na sua casa, se a sala for pequena, extrapolar muito o tamanho da TV pode ser um problema na decoração da sala. Isso acontece porque ficar muito próximo do aparelho pode causar danos à visão. Então, não é somente uma questão de decoração e de estética, mas também de saúde. Para escolher bem a TV para a sua sala, procure calcular a distância considerando que você precisa ficar a 2,4m dela, no mínimo.

Por Amanda Guimarães Faria



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.