Qual a Maior Pintura Urbana do Sul do Brasil

Categorias: 2021 - Decoração - Pintura - Pintura Urbana - Pinturas

Saiba aqui qual é e onde fica a maior pintura urbana do Sul do Brasil.



Recentemente foi divulgada a exposição daquela que pode ser considerada, nesse momento, a maior pintura urbana no sul do Brasil.

Esta extensa obra de arte está ganhando forma dia após dia, chamando cada vez mais a atenção das pessoas que transitam pela clássica rua Martim Afonso, na cidade Curitiba (Capital do estado do Paraná).

A pintura que cria corpo é de um realismo fotográfico impressionante, no qual já se pode divisar algumas folhas verdes na parte superior da lateral do prédio, já ladeadas por um imenso azul celeste, que transmite certa paz, quebrando a monotonia do cinza concreto naquele paredão que estava tão nu e parecia pedir um complemento.

A lateral do edifício possui 41 metros na altura e 68 metros na largura, formando uma imensa tela de 2.788 metros quadrados. Trata-se de novo painel urbano, que já está sendo considerado o maior do sul do Brasil.



Este projeto consiste em uma idealização do grupo liderado pela Incorporadora GT Building. A arte tem por escopo acrescentar um adorno a mais paisagem local, uma selva de prédios, de modo a tornar evidente, à distância, a importância de se preservar a natureza, concomitantemente com o progresso econômico e social.

Esta imensa pintura está sendo criada por dois importantes artistas plásticos: Renê Muniz e Thiago Pessoa. A dupla segue nesse árduo trabalho há quase um mês, suspensos em andaimes.

Ao se observar das janelas dos edifícios vizinhos, ambos os artistas se tornam dois pontinhos imersos na grandiosidade desta grande tela de concreto. Este projeto constitui um dos maiores desafios da dupla, considerado que o clima na capital curitibana é muito variável, um dia é mais seco, outro mais úmido, ventanias, chuvas. Ainda assim, apesar das intempéries, a obre segue incólume e tem previsão de conclusão para o fim deste mês.

Para que a obra fosse começada foi necessário armar a ampla e alta estrutura, por meio da os andaimes são suspensos; houve uns dois dias de treinamentos ante de se iniciarem os trabalhos desde o topo, a cobertura do edifício, bem como um breve treinamento para utilização correta dos equipamentos de segurança, incluindo os cintos, os freios, os capacetes e as luvas especiais.

Um dos parceiros da dupla, Thiago Pessoa, já é reconhecido como um artista curitibano de carreira, mesmo assim, ele explica que devido à complexidade de detalhes da imagem que é desenhada e o seu tamanho, são necessárias duas fases, bastante trabalhosas, para se atingir a ampliação da cena que se pretende eternizar na superfície do paredão. O trabalho custa muito suor, habilidade, atenção e comporta até riscos para a integridade física de ambos os artistas, por estarem trabalhando em plataformas suspensas. Entretanto, todo esse imenso trabalho está produzindo o resultado exatamente como esperado.

Sobre a função social e o impacto visual proporcionado pela arte:

Este grande mural urbano está sendo desenhado na parede dos fundos do Edifício Vitória, que completou 31 anos, com mais de dez andares, 108 apartamentos onde residem em torno de 200 moradores. É um privilégio que uma arte de alto quilate esteja impressa na lateral do grande bloco, pois a sua função pode ser comparada a de um cartão de visita, ou mostruário emblemático da cidade de Curitiba em sua realidade, ou seja, uma das paisagens urbanas mais arborizadas do mundo.

Esse positivo impacto da cena promove uma mudança na paisagem urbana da região, proporcionando benefícios aos condôminos do Edifício Vitória, como um cartão postal e uma das evidências de que se está em uma cidade de primeira categoria. Um atrativo turístico e um chamativo para projetos em outras áreas, além da artística, que se realização na região.

Paulo Henrique dos Santos



Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Posting....