Como usar Grafiato para Decorar e Impermeabilizar

Categorias: 2021 - Decoração - Decoração de Ambientes - Grafiato

Saiba aqui como utilizar o grafiato para decorar e impermeabilizar a sua casa.



Quem está em busca de técnicas ou solução para resolver problemas com umidade, precisa conhecer o grafiato. Além de ser uma técnica que ajuda a decorar os ambientes, também pode servir de grande ajuda para impermeabilizar ambientes de área externa, ou paredes que tenham problema com infiltração.

O interessante dessa técnica é o resultado que ela proporciona. Mas é necessário um profissional especializado para a sua aplicação. Só assim, terá os resultados desejados. Além disso, o material costuma ser bem barato se comparado a outros métodos por exemplo.

Para saber mais sobre essa técnica, quais os efeitos que ela pode dar e vantagens e desvantagens, continue lendo.

O que é grafiato?

O grafiato nada mais é do que uma textura usada para dar ao ambiente, uma aparência diferente na parede. Essa técnica é bastante usada, principalmente para decoração. Ficou muito conhecida nos anos 90 principalmente por ser usada em estabelecimentos comerciais e apartamentos.



A aparência da técnica, se resume a ranhuras que podem ser feitas de diversas formas, formando desenhos ou não. O material pode ser pintado e assim, deixar o grafiato da cor desejada.

Pode ser usado tanto da área externa da casa, quanto na área interna, e tem como principal diferencial a durabilidade. Por ser feita com um material resistente, a técnica resiste a umidade e variações de temperatura. Sendo capaz inclusive de afastar mofo de ambientes fechados e com umidade.

Vantagens e desvantagens de usar grafiato

O grafiato ainda é uma técnica bastante usada, e por ser simples e usar materiais de fácil acesso e baixo custo, acaba sendo uma das alternativas mais usadas. Porém, existem vantagens e desvantagens que precisam ser levadas em consideração na hora de aplicar a textura em casa.

Algumas das vantagens da técnica envolvem o baixo custo, consegue transformar a aparência de qualquer ambiente, é possível pintar a parede que tem grafiato, de qualquer cor e o produto dura muito tempo.

Além disso, também é bastante fácil de fazer a aplicação, não exige qualquer tipo de manutenção e por evitar infiltrações, acaba sendo uma forma de impermeabilizar a parede do ambiente.

Em contrapartida, as desvantagens envolvem a sua dificuldade em ser removida da parede, antes de ser aplicada, o funde da parede deve ser branco, e por ser uma textura, cheia de ranhuras, mudar a cor é bem mais difícil do que pintar uma parece comum.

Decoração com grafiato

Na decoração, a técnica pode ser usada em qualquer ambiente de diversas formas. Na sala por exemplo, ele pode ser aplicado na parede que fica atrás da TV. Normalmente essa é uma parte do cômodo usada para ter um destaque maior.

Em ambientes externos, o grafiato pode ser feito de forma a ficar bem moderno. Portanto, use e abuse em qualquer área que for preciso um destaque ou uma atenção. Lembrando sempre que essa é uma técnica que ajuda com infiltrações, portanto, pode ser uma maneira de dar uma disfarçada nesses problemas.

Outro ponto importante a ser lembrado, é que a área externa exige que a técnica seja feita com um tratamento diferente de impermeabilidade. Isso pode gerar alguns custos a mais. Já no quarto, ou outros ambientes mais fechados, o grafiato também pode ser usado, porém de uma forma mais fina.

As ranhuras mais finas deixam os detalhes mais suaves e assim, o aspecto do ambiente se mantém confortável aos olhos. Também pode ser escolhida uma parede de destaque como atrás da cabeceira da cama por exemplo.

Não há muito segredo em usar o grafiato em casa. Caso não tenha interesse em contratar alguém para fazer o serviço, é possível fazer a aplicação sozinha com alguns cuidados. Proteja os espaços em volta com plástico e fica crepe, compre os materiais necessários e depois de preparar a parede, é só aplicar a massa própria para grafiato, e usar a ferramenta risca-fácil para começar a desenhar a textura.

Por: Susan NogArt



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Posting....