Tipos de Acabamentos de Tintas

Categorias: Tintas - Tipos de Tintas

Entenda as principais diferenças entre os tipos de acabamentos de tintas: acetinado, fosco, com brilho e com semibrilho.



Existem algumas diferenças entre os acabamentos de tintas que precisam ser consideradas antes que você opte por escolher uma ou outra para a pintura de um determinado ambiente. Assim, pensando nessa questão o presente artigo visa esclarecer alguns pontos a respeito dos acabamentos acetinado, fosco, com brilho e com semibrilho.

O primeiro acabamento comentado será o semibrilho, que proporciona o brilho ao acabamento e ainda conta com reflexos intensos de luz. Assim, ele é excelente para garantir resistência ao desbotamento e também à possibilidade da aparição eventuais manchas na pintura da casa.

Devido aos pontos destacados, esse tipo de acabamento é o mais recomendado para quem deseja disfarçar as imperfeições presentes na superfície. Isso acontece devido ao oferecimento da proteção, que é capaz de aumentar vida útil do reboco ou da textura presente na parede, oferecendo o realce necessário para tais efeitos. Porém, vale frisar que o resultado final dependerá da quantidade de camadas de tinta aplicadas na superfície.

Além desse tipo de acabamento, vale pontuar também alguns detalhes a respeito do acetinado. Em termos de brilho, ele pode ser situado entre o semibrilho e o fosco. A composição desse tipo de tinta possui mais resina do que as tintas foscas e um pouco menos do que as semibrilho, de forma que a principal função de uma tinta com o acabamento acetinado é disfarçar as imperfeições presentes em paredes e assegurar um acabamento fino.



Assim, quem deseja conseguir um ambiente mais requintado e com um ar sofisticado, deve optar por uma tinta de acabamento acetinado. Outros pontos positivos desse tipo de produto é o fato de que a sua limpeza é bastante fácil.

Outro tipo de acabamento que tem se tornado bastante popular atualmente é o fosco. Como o próprio nome indica, ele não conta com qualquer tipo de brilho e tem como função primordial ajudar a disfarçar as irregularidades presentes na parede, bem como a encobrir os seus defeitos. O motivo para tal está ligado à capacidade que essas tintas possuem de impedir que tais irregularidades se tornem mais visíveis.

Devido aos pontos destacados, quando a tinta fosca é colocada em comparação com a semibrilho e com a acetinada, vale pontuar que ela acaba por acumular mais sujeira e tem uma tendência maior a apresentar manchas. Além disso, esse tipo de tinta é mais propenso ao surgimento de algas e de fungos que prejudicam a pintura em longo prazo. Porém, por outro lado, a sua cobertura tende a ser melhor do que a das tintas semibrilho.

Assim, todos esses pontos devem ser considerados para fazer uma escolha consciente a respeito da tinta ideal para o acabamento do seu ambiente. É necessário conversar com o profissional responsável pela obra para que possa ser determinado o que mais se adequa às necessidades do espaço e que vai apresentar o mínimo possível de desgastes em longo prazo.

Nesse sentido, vale destacar que alguns sites especializados no assunto apontam que, em geral, as tintas de acabamento acetinado são as preferidas de profissionais como arquitetos. Isso acontece uma vez que elas são capazes de assegurar requinte para o ambiente e, portanto, potencializam os aspectos estéticos presentes nos seus projetos. Entretanto, conforme o destacado, não é sempre que uma tinta dessa natureza vai cumprir o que é necessário para um espaço.

Logo, avaliar a qualidade da parede, bem como a textura que será aplicada nela é essencial para fazer uma escolha mais consciente a respeito do tipo de tinta. Outro ponto que deve ser considerado é a questão do custo-benefício, visto que o material gasto na obra como um todo deve estar de acordo com o orçamento que você tem disponível para a reforma da sua casa.

Por Amanda Guimarães Faria



Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *