Como montar um bar em casa? – Dicas de Decoração

Categorias: Bar - Casa - Decoração - Dicas

Veja dicas de como montar um bar em casa sem deixar o estilo e a decoração de lado.



Com o home office o brasileiro tem passado mais tempo em casa e mudanças na decoração se tornaram não só comuns, mas também compartilhadas e encorajadas, principalmente nas mídias sociais.

Exemplo disso foi o crescimento de mais 250% na procura por “decoração três palavrinhas” e mais de 120% em “objetos de decoração” para sala em 2020.

Além disso um quinto dos brasileiros admite ter passado a beber mais na pandemia, sendo quase 25% de aumento só para os homens, diferente dos 16,5% referente ao consumo feminino de álcool.

Beber não é só uma forma de relaxar, mas também de descontrair – e com companhia. Em que festa que não tem um copo de cerveja ou uma taça de vinho?



Um home bar passou a ser não só um desejo distante ou projeto jogado de lado por falta de tempo, mas uma realidade possível e que tem feito sucesso: beber em casa não exclui estilo nem requinte, ainda mais quando a decoração desse se mistura com a da casa.

Vinho, conhaque, cerveja, whisky ou hidromel, não importa. Beber é parte da vida moderna e nada mais moderno que beber no conforto de casa.

Quer saber como desfrutar no seu cafofo?

Vem comigo.

Primeiro passo: a escolha do ambiente

Quer ter suas garrafas de vinho na sala de jantar ou seu conhaque numa área gourmet própria?

A escolha do espaço deve ser a primeira, pois pode implicar numa mudança dos móveis e até mesmo da decoração atual.

Três exemplos práticos:

Bar na cozinha

Na cozinha você pode aproveitar o espaço dos armários ou pôr um especialmente para armazenar as garrafas e copos.

É o mais prático, pois já se pode levar a refeição junto com a bebida, porém não tem todo o charme da decoração vista pelos amigos.

Bar na sala de estar

Uma mesa de bistrô e algumas cadeiras e você pode até se dizer barista.

Esta é a escolha onde a decoração importa mais que a praticidade. Há uma série de peças decorativas próprias para a sala de estar, como barris que servem de adega.

Bar na escada

Já reparou naquele espaço vazio da escada, onde a maioria das coisas é improvisada? Você pode usar uma mesa de bistrô, como na sala de estar, e pôr algumas banquetas altas.

É uma das melhores opções, pois transforma um espaço estéril da casa em um de confraternização.

Segundo passo: escolha do estilo

Qual estilo faz mais a sua cara: industrial, moderno ou americano?

Essa é ao mesmo tempo a parte mais importante e mais difícil.

O estilo americano tem uma iluminação mais amena, a exposição das bebidas e o uso de banquetas redondas, bem estilo filme dos anos 80. É também considerado o mais familiar.

Já o estilo industrial, talvez o mais na moda, é o mais comum de se encontrar nas residências, tendo como complementos itens de madeiras e couro.

O estilo moderno é o mais simples de se entender, pois usa da simplicidade e da praticidade para criar uma atmosfera mais minimalista no ambiente. Como é um estilo mais voltado para o clean é muito usado nas cores neutras e com só o necessário de utensílios.

Terceiro passo: a iluminação

Os romanos diziam que o fim coroava o trabalho e no caso do home bar esse papel é o da iluminação.

Se a sua ideia é um tom mais contemporâneo luminárias neon são a escolha certa, mas se você deseja um tom mais íntimo busque cores em tom neutro.

Uma forma de dar um toque único ao seu bar é usar das luminárias decorativas, como as em garrafa, em forma de palavra ou fitas em LED, que dão um toque elegância digno de Versalhes.

Use e abuse da criatividade

O importante é que o seu bar tenha uma cara única e que reflita o seu desejo, seja ele o da simples praticidade de ter o seu licor dentro de casa ou de criar todo um espaço reservado a receber os amigos.

Por Marcos Deveza



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Posting....