Paisagismo: dicas para aproveitar melhor os espaços verdes

Categorias: Jardim - Organização - Paisagismo



A pandemia pode ter contribuído para que várias pessoas mudassem seus antigos hábitos e interesses. Até a algum tempo atrás, cuidar de um jardim não fazia parte dos planos da maioria, principalmente da população mais jovem. Mas a necessidade de se fazer o isolamento social fez com que essa realidade fosse modificada. Nos últimos meses, o desejo de se dedicar ao cuidado de plantas como forma de aliviar toda a tensão do momento em que se vive chegou ao público mais jovem.

As plantas não são mais coisas que admiramos apenas nas casas das avós e das mães. Todos queremos elas por perto, pois qualquer ambiente pode ficar mais agradável quando trazemos um pouco da natureza para este e, além da beleza, as plantas renovam o ar da casa. Mesmo em espaços reduzidos, é possível fazer com que haja um lugar reservado para o verde.

O pouco espaço não deve servir para desistirmos de incluir o verde na decoração

Não é difícil criar o seu espaço verde e nem é preciso ser um expert em jardinagem. Um pouco de dedicação é tudo que você precisa. Então, não espere para dar início a essa atividade que pode acabar se tornando uma grande paixão.

Para começar, comece definindo o lugar que será reservado para suas plantas. Depois, é preciso avaliar quais espécies podem ser as mais recomendadas para ele. Com um pouco de criatividade, você será capaz de fazer do seu ambiente um lugar agradável e harmonioso. Invista em vasos e plantas de diversos tamanhos e espécies, de acordo com o local que dispõe.



E não esqueça que as plantas gostam de atenção e cuidado.

Jardim vertical

Um jardim vertical pode ser uma opção interessante quando não dispomos de muito espaço. Mesmo em um pequeno apartamento, é possível trazer o verde para a decoração. Não é preciso investimento de alto valor para isto: algumas prateleiras, escadas e painéis podem ser usados para acomodar as plantas com muito charme.

Criar uma parede verde também é algo que vai fazer a diferença no ambiente, trazendo a natureza para o interior da casa ou apartamento.

Espelho no jardim

Pode parecer estranho, mas o uso de espelho em um jardim pequeno pode ser um diferencial. Isso porque ele dará uma ideia de amplitude. E para dar um toque de exclusividade, a sugestão é utilizar algo que aparentemente não teria mais utilidade, como uma janela ou porta sem uso, e fazer deste a moldura do espelho.

Lugar para receber família e amigos

É possível transformar um cantinho onde desejamos receber familiares e amigos, mesmo que pequeno, em um lugar agradável onde possa haver a integração com o verde. O ideal é colocar mesas e cadeiras que possam ser dobradas quando não forem necessárias.

A própria mobília do jardim pode servir de apoio, para que nela se coloque os vasos.

Canteiros e jardineiras

Só porque o quintal é pequeno não desista do sonho de plantar e ter o seu jardim. Mesmo em espaço reduzido, é possível cultivar plantas em canteiros e jardineiras. As floreiras podem ser colocadas nas paredes ou aproveitando alguns espaços.

Nos canteiros, procure colocar algumas poucas espécies grandes, cercadas de outras de médio e pequeno porte. Isso pode dar um efeito visual muito bom. Deve-se evitar o exagero de plantas grandes pois elas podem dar uma sensação de espaço apertado.

Se o lugar permitir, pode ser plantada uma árvore de pequeno porte, que possa passar uma ideia de grandiosidade. Além de fazer parecer maior o quintal, plantar uma pequena árvore faz com ele se pareça com um quintalzinho de cidade do interior. Ou, se preferir, você pode plantar algumas folhagens grandes em pontos específicos, lembrando sempre que deve ser feito de forma harmônica, pois exagerar nas espécies grandes não cria efeito visual muito bom.



Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *