Como remover manchas de paredes brancas?

Categorias: 2021 - Dicas - Paredes

Saiba aqui o que fazer para tirar manchas em paredes brancas.

Geralmente as paredes internas das residências são pintadas em cor branca, para que o ambiente fique muito mais claro, e agradável, porém, a cor branca tende a sofrer muito com a ação do tempo e do ambiente, por conta de manchas de todo tipo que facilmente marcam a superfície.



Os problemas surgem devido uma série de fatores, marcas de patas de animais domésticos, marcas de mãos, sobretudo de crianças, como também lápis, canetas, marcas de enfeites em momentos de festinhas, a própria poeira do ambiente que se agrega à parede, entre outras situações.

Como remover machas das paredes brancas? Segue algumas dicas muito eficientes:

O que é necessário para este trabalho: água fervendo; sabão para louça; um pouco de vinagre branco; um esfregão de dupla face e um pouco de Bicarbonato de Sódio.

Como se executa o processo de remoção de manchas sobre as paredes brancas da casa?

– Primeiro: passar um pano bem úmido, de modo a remover toda poeira possível, que vai se acumulando na superfície;



– Despejar todos os ingredientes acima citados em um recipiente (a água deverá estar fervendo) para então umedecer a esponja para fazer a limpeza;

– Raspar as manchas utilizando a parte mais áspera do esfregão, a partir de movimentos circulares.

– Utilizando o outro lado do esfregão de dupla face, faça movimentos retilíneos, de cima para baixo, de modo a remover os resíduos da sujeira;

– Utilizar o pano limpo. Mergulhar ele na água limpa e passar em toda a parede para finalizar a higienização;

– Utilizar um pano seco sobre a superfície molhada, para secar toda a parede. Entretanto, a melhor dica aqui é deixar que o ar seque a parede, naturalmente;

Todo esse processo deve ser repetido em todas as paredes da casa, que estejam sujas. É muito importante que todas as janelas sejam abertas para que o ambiente possa ser ventilado e as paredes não permaneçam úmidas por muito tempo.

Dica extra: para quem desejar higienizar e clarear as paredes da cozinha, que são pintadas a tinta a óleo, é recomendado utilizar um desengraxante, aqueles de limpar vidros e outras superfícies similares, em uma solução com água. Deixe cinco minutos, para misturar bem e, em seguida, esfregue bem com uma esponja.

Esse processo deve ser realizado, pelo menos, uma vez ao ano, conforme a necessidade da casa. Cada caso é um caso.

Dica válida para se restaurar o brilho das paredes:

Primeiro, é necessário verificar que tipo de tinta foi utilizado para preencher a superfície das paredes da casa. Em caso de tinta acetinada e brilhante, será possível efetuar higienização sem danificar a pintura. Esse tipo de tinta é lavável. Pode-se utilizar alguns dos produtos das dicas acima, porém, nada de esfregão, e o trabalho deve ser realizado com bastante delicadeza, com pano especial, de modo a não desgastar a superfície.

Dica para higienizar parede branca de tinta não lavável:

Nesse caso, todo cuidado é pouco, dado que toda limpeza efetuada sobre uma parede com tinta não lavável pode desgastar facilmente a superfície de tinta. Este é o caso de se fazer limpeza local e não geral. Qualquer mancha deve ser retirar isoladamente, utilizando a famosa esponja mágica, e sempre com muita delicadeza em movimentos de baixo para cima. Algumas vezes será necessário retocar aquela parte da parede, porque, de qualquer modo a tinta se desgasta com o tempo.

São muitas as dicas. É necessário fazer uma pesquisa sobre os tipos de tintas que são utilizadas para se pintar as paredes. Tintas comuns tentem a ser mais porosas e não resistem à ação dos produtos de limpeza. Em alguns casos será necessário pintar novamente a parede, mas, sabendo escolher uma tinta que dure e que resiste à ação do ambiente.

Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *