Seixo – Tendência de Decoração

Categorias: Decoração - Dicas - Seixo - Tendências

Seixo é um fragmento de rocha ou mineral, que devido ao brusco contato com a água, possui formato arredondado nas arestas. Na decoração ele pode ser usado em paredes, vasos, chão, em pequenos detalhes e até mesmo em gesso acartonado.

Você é daquelas pessoas que adora lojas de decoração, trocar as coisas de lugar, mudar as cores das paredes, entre outras mudanças que fazem toda diferença? Então você já deve ter ouvido falar na nova tendência de decoração, seixo.



Seixo é um fragmento de rocha ou mineral, que devido ao brusco contato com a água, possui formato arredondado nas arestas. Esse tipo de “pedrinha” pode ter diversas cores e tamanhos, ele era muito solicitado para decoração de jardins. Sim, era! Atualmente seu poder de transformação de ambientes foi ampliado para outras áreas, inclusive dentro da casa em paredes, vasos, no chão, pequenos detalhes e até mesmo em gesso acartonado.

Para saber qual tipo ideal de seixo para enfeitar o seu ambiente, é importante conhecer os tipos disponíveis no mercado, até mesmo por conta da durabilidade e para evitar possíveis dores de cabeça com reformas e reparos em momentos inoportunos. Em geral, eles são: seixo campos do jordão, seixo preto, seixo marrom comum, seixo batata clara, seixo arenito vermelho, seixo mineiro, seixo azul bahia, seixo jasper. A coloração da pedra depende muito do solo em que ela está incluída, quanto mais cristalina a cor da água do ambiente dele, mas claro será a pedra. Alguns chegam a parecer verdadeiros cristais e é por suas particularidades e beleza ímpar, que ficam ainda mais belos na decoração.

Eles trazem um toque mais sofisticado ao ambiente, quando utilizados na cor branca, além do lugar ficar mais clean, também é possível destacar a decoração de outras texturas, como uma composição em madeira, por exemplo, usado em conjunto com outro tipo de piso. Outra opção bacana, principalmente para quem não quer utilizá-lo em paredes ou no chão, é fazer uma composição de vasos transparentes abusando das cores do seixo junto às plantas naturais ou permanentes. Caso for fazer a composição com plantas naturais, o ideal é que sejam plantas que não necessitam tantos cuidados, como as suculentas. Além de dar um charme a mais, esta mistura traz um toque rústico, porém, sofisticado.



É possível encontrar seixos a partir de R$ 19,00 à venda na internet. Ele é vendido por kilo e o preço pode variar de acordo com as cores das pedras. Existem também os seixos artificiais, que geralmente são mais em conta, criados pela indústria, porém, de qualidade bem semelhante. Geralmente, a pedra usada para o seixo artificial é a dolomita. Caso queira colocá-lo em desenhos na parede ou no chão, é muito fácil a aplicação e não é necessário um profissional específico para realizar o procedimento. Neste caso, solicita-se o seixo telado para facilitar a aplicação porque deste modo não precisa colocar pedra por pedra. O rejuntamento deste trabalho deve esperar pelo menos 72 horas após o assentamento.

E para você que já ficou imaginando um cantinho dentro de casa para colocar essa nova tendência, a melhor parte é a manutenção e limpeza, não é necessário nenhum produto especial, lavando a superfície apenas com água e sabão neutro o seixo volta ao seu estado natural, com brilho e cor bem viva.

Opções lindas e cada vez mais utilizadas são as pedras na bancada da pia do banheiro, na parede do box do banheiro e detalhes na parede somados a iluminação direcionada. Esta opção lembra espaços de SPA, cachoeiras e combinam super bem em relação a umidade do ambiente e limpeza do local. Mas se não tiver muito espaço e optar por algo mais tradicional, existem várias opções de mini jardins com vasos de plantas em varandas, passagens e salas de estar.

Encontre inspirações na internet e aproveite para aplicar esta novidade no seu cantinho deixando-o ainda mais aconchegante.

Por Bruna dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *