A arte do Porcelanato Líquido pode ser uma solução para pisos sem rejunte?
Geralmente se faz referência ao porcelanato como aqueles tipos de placas em cerâmica, produzidas a partir de minerais compactadas, muito utilizadas para forrar o chão com pisos e garantia de alta durabilidade. Devido à delicadeza do material, cada peça é fixada de modo individual.
Em realidade, porcelanato líquido é mais um nome do que uma substância. Esse título se deve se deve ao resultado uniforme de sua aplicação, apresentando muito brilho, sendo fácil a sua higienização e duração em prazo indeterminado, cujo visual remete ao verdadeiro porcelanato, produzido em cerâmica. Este, em realidade, mesmo quando bem instalado, apresenta um mínimo de dilatação nas junções, passando uma sensação de piso único.
Já o chamado porcelanato líquido consiste em uma resina tipo epóxi, preparada na base de uretano ou em resina dita poliuretano. A aplicação dessa substância no chão de uma construção resulta em um belo piso liso, o qual pode ser estilizado em modo uniforme ou todo desenhado, sendo muito requisitado em decorações variadas de ambientes.
Por se tratar de um material mais líquido, a sua aplicação constitui um serviço mais fácil, devido ao processo autonivelante depois de despejada e espalhada pela superfície do chão, com auxílio de um rodo.
A – A Resina Epóxi está dividida em três produtos distintos, ou seja, a própria resina, acrescida de um componente endurecedor e mais a carga e substância autonivelante. Esses três ingredientes são adquiridos em porções separadas, para a mistura no preparo e aplicação.
B – A Resina de Uretano constitui derivação de resina oriundo do poliuretano, desprovida de solventes ou qualquer outra mistura.
C – A Resina de Poliuretano consiste na aplicação da resina feita de poliuretano. Entretanto, antes de se fazer esse trabalho, todo o piso deverá passar por um processo de nivelação. A aplicação se dá por um cabo com rolo, muito utilizado em pinturas de parede.
Por ser um tipo de resina que pode reagir, quando exposta a determinados produtos, seguem as dicas sobre os cuidados nesse sentido:
Depois de aplicada, será necessário manter o local intocável por um período de 24 horas. Depois desse prazo, a higienização deverá ser realizada somente água e detergentes, ou utilizando tipos de sabão neutros.
É fácil de higienizar; pode ser aplicado tanto em superfícies internas quanto externas; por formar uma peça única, depois de endurecida, não forma juntas e nem acumula sujeiras; pode ser aplicado sobre outros tipos de superfícies; está disponível em variadas cores, até transparente; é impermeável a uma série de produtos, tais como: óleo, a gordura, as bebidas, sendo uma substância própria para cozinhas; apresenta durabilidade de anos, décadas, desde que aplicada de modo correto, em superfícies adequadas; baixo custo de investimento.
Não pode ser higienizado pela utilização de produtos mais abrasivos ou por meio de qualquer produto de limpeza mais pesado, próprio para pisos e azulejos; leva mais tempo para secar, em relação aos pisos comuns, de cerâmica, os quais, mais impermeáveis, secam rápido; esse porcelanato deve ser aplicado somente por profissional especializado, nada de arriscar-se a fazer este trabalho sem saber o que é; sua aplicação na superfície de qualquer piso antigo deverá ser cuidadosamente analisada antes de dar qualquer passo. Um material de maior qualidade pode ser bem mais custoso, não sendo facilmente encontrado nas lojas de construção mais simples.
Vale a pena investir.
Por Paulo Henrique dos Santos
Confira aqui quais plantas ajudam a refrescar o ambiente dentro de casa. Em meio à… Leia Mais
Saiba aqui o que é, quais são os materiais necessários e como fazer Amigurumi. Se… Leia Mais
Confira aqui quando você deve montar e sua árvore e decoração de Natal. Com o… Leia Mais
Utilizar a critividade em atividades diárias pode ser uma ótima forma de expressar ideias e… Leia Mais
O conceito de hygge na decoração é uma excelente escolha para quem deseja tornar a… Leia Mais
Hoje em dia os apartamentos estão cada vez mais caros e com espaços menores. A… Leia Mais