Como Pintar Azulejos de Casa

Categorias: Azulejos - Decoração - Dicas - Pinturas

Confira dicas de como você mesmo pintar os azulejos da sua casa.



Você quer renovar o visual de sua casa, mas não tem condições para investir muito? Confira neste artigo uma forma muito mais simples de decorar, entenda como pintar os azulejos da sua casa!

A grande vantagem de pintar os azulejos da sua casa é justamente não precisar gastar muito, e nem fazer muita sujeira. Isso porque o processo é muito mais simples do que a troca dos azulejos.

O primeiro passo é higienizar todo o local. Tente ao máximo remover todo o tipo de sujeira, gordura, entre outros. O importante é que os azulejos fiquem bem limpos e secos antes da aplicação da tinta!

Tendo limpado e removido toda a umidade dos azulejos, você deve se atentar ao tipo de tinta que utilizará na pintura de seu ambiente. É bom lembrar que, mesmo que seu interesse seja economizar, a importância de adquirir um produto de qualidade para realizar a tarefa é imensa.



Assim, é importante que você opte por comprar uma boa tinta para azulejos – a tinta Epóxi, ela custa de R$30 a R$50, e é uma boa opção se você de fato deseja economizar. No entanto, lembre-se que para pintar os azulejos de sua casa é essencial considerar uma cor que combine com o ambiente.

Sendo assim, escolha cores mais neutras se preferir um ambiente mais tranquilo e iluminado. Se, no entanto, deseja mais animação e intensidade, a variação entre vermelho a laranja – no espectro de luz – é ideal.

É importante que você não esqueça de forrar o local que não deseja pintar. Isso inclui seu chão e móveis. Tenho certeza que você não irá querer manchar sua casa inteira! É recomendado que você utilize para a pintura, um rolo. Um pincel é muito bem-vindo para que você finalize onde o rolo não alcançar.

É muito interessante dar mais que uma mão de tinta nos seus azulejos. Isso porque a cobertura maior será garantida e você terá muito mais facilidade em notar a diferença! Não se esqueça, no entanto, de deixar a primeira mão de tinta secar antes de iniciar a segunda, e assim sucessivamente.

O legal de pintar seus azulejos é que assim você tem um leque de opções muito maior. Isto é, se você desejar utilizar a criatividade no momento da pintura, você está livre para tal. A depender de como isso irá combinar com o seu ambiente, você pode:

· Inserir mais de uma cor no local. Isso dará muito mais ênfase na psicologia que o ambiente terá

· Utilizar adesivos, ou outras técnicas de pintura, para personalizar muito mais o ambiente

· Fazer listras, ou alguns tipos de estampas em sua parede

· Colocar cores que lembrem arco-íris ou outras temáticas

· Entre muitas outras. Basta usar sua imaginação!

Por ser uma ideia muito mais econômica, você pode fazer uso dela para evitar que, por exemplo, as crianças risquem as paredes do quarto. Isso porque em uma faixa etária de 3 – 10 anos é muito comum que elas façam esse tipo de arte.

Em uma superfície de azulejos, é muito mais simples realizar a limpeza de riscos como os de lápis e giz de cera. A única problemática seria se elas resolvessem fazer uso de tinta, mas ao menos dificultaria um pouco mais a existência de manchas!

Viu como vale muito mais a pena pintar seus azulejos, ao invés de substituí-los? Além do mais, é uma opção muito mais vantajosa que somente a cobertura com a tinta tradicional, sem azulejo. E todo o cuidado é pouco no momento de manusear a tinta! É sempre bom que você faça uso de luvas, e de preferência aquela roupa velha para que você não manche nenhuma camiseta preferida.

Gostou da dica? Não Esqueça de dizer o que achou nos comentários!

Por Camila Lacerda



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *