Decoração Sustentável – Paletes, Caixotes e Blocos de Concreto

Categorias: Decoração - Decoração Sustentável - Dicas

Veja algumas sugestões para o reaproveitamento de objetos como paletes, caixotes e blocos de concreto que podem se tornar itens que vão fazer a sua casa mais bonita, além de ser uma forma de decoração que tenta diminuir os impactos no meio ambiente.



As pessoas atualmente estão muito mais conscientes da necessidade que existe em se preservar o meio ambiente. Cada vez mais aprendemos que o cuidado com a natureza pode representar uma melhor qualidade de vida para todos. Atitudes simples podem contribuir para que uma quantidade menor de lixo seja descartada, trazendo menos problemas para o meio ambiente.

Aplicando três conceitos em nossas vidas, contribuímos com a natureza. São eles o da redução, reutilização e reciclagem. A aplicação desses conceitos pode se dar de diferentes formas, e uma delas é na decoração. Quando você for pensar na decoração de sua casa, que tal incluir esses conceitos? Essa atitude pode fazer do ambiente em que você vive um lugar agradável e único. Além disso, você pode exercitar sua criatividade, ao criar peças novas para sua casa a partir de objetos que teriam o lixo como destino. Paletes, caixotes e blocos de concreto, por exemplo, podem fazer parte de uma lindíssima decoração.

Veja a seguir algumas sugestões para o reaproveitamento desses objetos que podem se tornar itens que vão fazer a sua casa mais bonita, além de ser uma forma de decoração que tenta diminuir os impactos no meio ambiente.

Caixotes de feira, por exemplo, transformam-se em caixas organizadoras, prateleiras para livros, revistas e tudo mais que você desejar. Podem ser lixadas e pintadas de acordo com a cor que combine com o ambiente.



Almofadas incríveis, que trazem colorido e alegria à sua sala, podem ser feitas a partir de retalhos ou mesmo outras peças de tecido que não tenham mais uso. Utilizando a costura, ou mesmo técnicas como a do fuxico, basta só um pouco de criatividade para fazer lindas peças.

As garrafas ou potes de vidro podem se tornar vasos. Através da utilização de diferentes técnicas simples, os mesmos podem fazer parte da decoração. Podem ser pintados ou cobertos por barbantes e tecidos.

Pallets são hoje muito utilizados na decoração. Com eles é possível fazer bancos, mesa, sofás. Um jardim vertical é outra forma de incluir os pallets na decoração da varanda, por exemplo. Fixando-o à parede, este pode ser a base para sustentar os vasos com plantas.

Os pneus, que sabemos ser um lixo bastante indesejável, podemos transformar em pufes: com um pouco de tinta e tecido, este pode fazer parte da decoração com estilo e charme. Os pneus se tornam peças úteis também em jardins onde podem ser usados como canteiros para as flores depois de pintados.

Blocos de cimento usados em sua cor natural ou pintados, podem se transformar em itens muito interessantes na decoração. Com eles é possível fazer estantes, bancos, vasos e muitas outras peças para a sua casa. Pode ser pintado com tinta usada em paredes e, para unir os blocos, deve se fazer com produto específico.

Garrafas pet também são consideradas um grande problema quando se fala de preservar o meio ambiente. Se descartadas de forma errada, isso pode ser ainda mais grave. Mas as garrafas podem ser aproveitadas para se fazer jardim ou horta vertical. Cortando e pintando as garrafas, é possível colocar nelas plantas ornamentais ou hortaliças e temperos. Depois, é só prendê-las em uma estrutura como a de um palete e estará pronto.

Quando se fala em decoração sustentável, outros itens da decoração precisam ser levados em conta, como a compra de móveis de madeira, por exemplo. É bom que se verifique se o móvel é fabricado com a utilização de madeira de reflorestamento. Um outro fator que pode contribuir com a sustentabilidade é fazer com que a casa receba bastante luz natural, pois assim o consumo de energia torna-se menor. E sem dúvida uma casa iluminada e arejada é mais agradável não só para os que nela habitam, como para todos os que nela chegam.

Como você pode ver, é possível fazer da sua casa um lugar agradável e bonito, ao mesmo tempo que contribui para diminuir o impacto no meio ambiente.

Por Henri



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *