Tons Escuros para Ambientes Internos

Categorias: Ambientes Internos - Decoração - Dicas - Tendências

Tons escuros agora são a nova tendência na decoração de ambientes internos.

Quem quer uma casa sofisticada e elegante ao mesmo tempo, está escolhendo tons escuros ultimamente. Veja algumas dicas fantásticas.



Muitas pessoas imaginam a casa ideal cheia de tonalidades claras, com preferência para o branco. Durante boa parte do século XX e início do século XXI a tonalidade branca reinou nos eletrodomésticos, paredes etc. Porém, nos últimos anos (basicamente nos anos 10 do século XXI) houve uma mudança de paradigma, tanto em relação às tonalidades dos eletrodomésticos quanto em relação ao ambiente. Os eletrodomésticos ganharam cores mais escuras e que trazem a sensação de elegância, as paredes e ambiente também.

Para quem tem vontade de utilizar esse novo estilo em casa e não sabe como começar, nós separamos algumas dicas boas de como decorar a casa ou até apartamento. Para que a pessoa sinta-se confortável é necessária uma mudança gradual, para que não haja aquele choque.

Sala de Estar

Para muitas pessoas, a sala de estar é o cômodo mais importante da casa. Ela é o cômodo onde as visitas passarão mais tempo e é o cômodo onde os donos da casa passam mais tempo na hora do entretenimento e descanso. Na sala de estar vamos ter uma mistura de elementos neutros, podendo ser claros ou escuros, mas nada muito colorido. A cor da parede é um cinza mediano (nem muito claro nem muito escuro) com alguns acabamentos em branco (pode ser quadros de tom branco e cortinas).



Ainda em tons de cinza há o sofá e o móvel onde fica a TV. Porém, é uma tonalidade que lembra mais um cinza grafite.

Cozinha

Para as pessoas que amam comer, a sala de jantar é o melhor cômodo da casa, já que é lá que são consumidos os pratos mais criativos que a família prepara naquele domingo à noite. Para outras pessoas, a sala de jantar é apenas um local de passagem rápida para uma refeição após um dia cansativo. Aqui também temos tons de cinza, dessa vez mais escuros e relativamente fechados. Um detalhe interessante que pode ser acrescentado na sala de jantar são lâmpadas com iluminação de um ponto, dando a sensação de conforto e aconchego. Essa iluminação (que vem de armações no teto) podem ser projetadas para iluminar quadros, por exemplo. Já a mesa é iluminada por um lustre central.

Quarto

O quarto é o lugar do descanso por excelência! É lá que as pessoas passam de 7 a 8 horas do seu dia descansando para renovar as energias para o dia seguinte de trabalho. Por isso, o ambiente do quarto precisa ser relaxante. O tom das paredes pode ser relativamente escuros, como um lilás queimado combinando com luzes fracas e amarelas. As cortinas podem combinar com os móveis e serem ambos de um tom metálico meio bronzeado. A roupa de cama pode combinar peças brancas e escuras.

Banheiro

O banheiro é um ambiente que lembra limpeza e higiene. Por muito tempo os banheiros totalmente brancos foram a regra na esmagadora maioria das casas. Porém, a coisa mudou. Hoje vemos muitos banheiros com tons mais escuros, principalmente o cinza. Fica até mais fácil de manter a aparência limpa. Um tom meio roxo escuro combina muito bem até com pequenas plantas. O roxo escuro (ou vinho) combina bem para ser a cor do vaso sanitário e da banheira.

Assim como no quarto, a iluminação do banheiro também deve ser suave, para trazer sensação de descanso e relaxamento.

Tendência para a década de 20

O ano de 2021 é o segundo ano da década de 20 do século XXI. Década essa que vem com essa tendência de cores escuras em toda a casa, desde móveis a eletrodomésticos e paredes.

Boa decoração!

Por Bruno Rafael da Silva



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *