Estilos de Decoração – Qual é o seu?

Categorias: Casa - Decoração - Dicas - Estilos

Confira os tipos de estilos de decoração e saiba em qual você se encaixa melhor.

O mundo da decoração é fascinante. Se aventurar por essas águas é um caminho sem volta e cada conhecimento, mesmo que técnico, nos faz querer explorar e aprender mais sobre essa arte. Mas, você definitivamente não precisa ser um especialista para entender todos os estilos de decoração.



Muito pelo contrário, qualquer pessoa é capaz de aprender sobre estilos de decoração e isso causa um grande impacto positivo na vida de quem deseja entender um pouco mais sobre os conceitos estética em um trabalho de decoração que pode se aplicar tanto na sua própria residência, escritório e até mesmo em festas e eventos que você deseja organizar.

Como aprender nunca é demais, relacionamos nesse artigo alguns dos estilos de decoração mais conhecidos e populares do mercado para você aplicar durante o seu dia a dia.

Estilo Clássico

O estilo clássico é muito popular e muito fácil de ser reconhecido. O maior destaque desse estilo de decoração é no requinte e detalhes de suas peças e tons. Além disso, o estilo clássico possui uma forte influência da arquitetura grega e romana, zelando por linhas bem tênues, sofisticadas, ricas e elegantes.



Um tom muito comum no estilo clássico é o tom de dourado combinado com peças de madeira escura. Mas, isso não impede que o estilo clássico use de outros tons. Na verdade, pode-se usar sempre tons fortes, desde que se tenha um contraste visualmente agradável e elegante sobre as peças. Lembrando que os usos de lustres bem ornamentados são praticamente previsíveis na decoração clássica.

Estilo Rústico

O estilo rústico é um dos mais populares nos últimos tempos e está na boca da maioria das pessoas que entendem pouco sobre as técnicas de decoração. Mas a verdade é que o estilo rústico é assim mesmo, fácil de entender, já que ele se baseia nos elementos naturais e formatos da natureza, que normalmente não seguem um padrão, ou possuem um polimento muito refinado.

Um dos materiais que mais marcam o elemento rústico é a madeira, que pode ser usado em uma variedade enorme de composições e ambientes. Normal e tradicionalmente, é um estilo muito usado em fazendas e casas de veraneio, mas isso não impede de se usar o estilo rústico em sua própria casa ou escritório. Basta saber imprimir elementos rústicos da forma correta aos ambientes, usando sempre de bom tom para não haver exageros.

Estilo Moderno

O estilo moderno, apesar de muito empregado (muitas vezes até de forma não proposital) nos ambientes em geral, é muito confundido com outros estilos mais ligados ao contemporâneo. Nesse caso, o estilo de decoração moderna valoriza diretamente as mobílias feitas em material natural, com cores neutras, pouco brilho e com um grande foco na funcionalidade da decoração.

Uma forma bem prática de identificar o estilo moderno quando falamos em decoração é analisar o estilo de cores utilizados nesse estilo, que deve sempre ter seus formatos e padrões monocromáticos, ao contrário de outros estilos contemporâneos onde geralmente é permitido usar mais de ousadia nas cores.

Estilo Romântico

A decoração romântica é muito gostosa de ser feita, mas precisa ter muito tato para não exagerar. Geralmente se usa um tom mais aconchegante, intimista, sereno e até delicado, sempre priorizando o ideal de acolhimento, razoabilidade e conforto.

As tonalidades que mais destacam uma decoração romântica é as tonalidades mais leves e serenas, como é o caso do rosa, branco, bege, azul claro, tons pastéis e algumas outras. Ao contrário de alguns outros tipos de decoração que mencionamos aqui, esse estilo geralmente possui madeiras claras em sua composição e não procura criar um contraste entre as tonalidades utilizadas.

Estilo Escandinavo

A decoração no estilo escandinavo é muito popular na Europa, mas possui grandes adeptos aqui no Brasil também. Esse estilo se baseia no uso de tons mais suaves e serenos, com um design mais puxado para o minimalismo, geralmente fazendo alusão a elementos decorativos mais clássicos.

Os elementos mais comuns no estilo escandinavo é sempre o uso de cores claras e que não gerem muito destaque ou conflito entre si. As peças precisam conversar bem entre si, seja em formato (geralmente retos e padronizados) quanto em tonalidades de cores. É um estilo muito lindo se utilizado de forma correta.

Estilo Industrial

O estilo de decoração industrial é um dos mais atuais no mercado de decoração e está se tornando cada vez mais popular. A ideia desse estilo decorativo é trazer elementos mais secos e brutos para o ambiente. Em alguns poucos casos, cabe um acabamento refinado, mas bem literal, sem muitas curvas e cores. Como o próprio nome já diz, é inspirado na ideia das grandes antigas indústrias.

Os elementos que mais marcam o estilo industrial geralmente se baseiam no uso e até mistura de elementos como madeira, metal, tijolos e até ferros. Todos sobre tonalidades bem sóbrias e contidas, com destaque para o preto, cinza e branco. É um estilo que cai muito bem em várias ideias, principalmente quando se deseja trazer um sentimento de modernidade simplista para o local.

Esperamos que você tenha entendido um pouco mais sobre esses estilos. Fique sempre atento a esse blog para ficar por dentro de mais novidades e dicas sobre decoração!

Por Darlan Alesson Ramos Barbosa

Please follow and like us:


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *