Como Escolher o Piso para a Varanda

Categorias: Decoração - Dicas - Pisos - Varanda

Você pode encontrar uma grande variedade de opções de pisos para varanda. Todavia, antes de escolher o mais bonito ou mais em conta, você levar em consideração o impacto que ele terá na sua casa.



Geralmente, a varanda é um local de tranquilidade, que você pode utilizar para brincar com as crianças, soltar os animais de estimação ou até mesmo para fazer um churrasco no final de semana. Sendo assim, é importante que o piso da varanda seja acolhedor, seguro e combine com decoração do restante do lar.

Na atualidade, você pode encontrar uma grande variedade de opções de pisos para varanda. Todavia, antes de escolher o mais bonito ou mais em conta, você levar em consideração o impacto que ele terá na sua casa.

Quer saber mais? Confira, neste post, as melhores dicas para escolher os materiais para o piso da sua varanda!

Dê preferência para o piso cerâmico em locais com umidade

Quanto maior é o número de pessoas que circulam pela varanda, mais resistente deve ser o piso escolhido para a área, o que garante a sua funcionalidade e beleza por muito mais tempo. Além disso, também é importante observar a umidade do local, visto que as varandas que ficam expostas à chuva também pedem materiais de alta durabilidade e com antiderrapantes, o que evita acidentes principalmente com crianças e idosos.



Nesse sentido, o mais indicado é o piso cerâmico, que é bastante comum em varandas com churrasqueira. Isso porque, trata-se de uma alternativa resistente, que exige pouca manutenção e é muito fácil de limpar. Há várias opções de piso cerâmico, como os que possuem textura e granilha, conhecidos como antiderrapantes. O mais apropriado é escolher cerâmicas com PEI 4 ou 5, que são ideais para a área externa.

Opte pelo porcelanato para dar um toque sofisticado à varanda

Na maioria das vezes, o porcelanato é usado em pisos internos, mas ele também pode ser aplicado em áreas externas. Nesse caso, é altamente recomendado optar pelo porcelanato acetinado, que apresenta um acabamento fosco e tem boa durabilidade.

Sem falar que o material tem um toque sofisticado, acrescendo beleza à varanda. Ainda há versões com uma textura semelhante a pedra e madeira, o que permite criar um ambiente rústico e acolhedor ao mesmo tempo.

Use madeira para deixar a área aconchegante

A intenção é deixar a varanda aconchegante e com um toque natural? Então, aposte na madeira, haja vista que o material, é charmoso, bonito e torna o ambiente mais acolhedor. Porém, o material não é indicado para varandas que ficam expostas à água, já que a madeira pode se deteriorar ao longo do tempo.

Também é indicado verificar a incidência do sol na varanda, pois o excesso de luz solar também contribui para o desgaste da madeira. Para que o material ganhe resistência, é possível impermeabilizá-lo, além de fazer manutenção constante para mantê-lo bonito e em bom estado.

Escolha pedras para uma decoração requintada

Os tipos de pedras mais utilizados em varandas são o granito, ardósia e mármore. Apesar de o granito e o mármore serem bem resistentes, é indicado fazer um tratamento de impermeabilização, pois esses materiais são porosos, podendo absorver água e apresentar manchas. Ao escolher essas opções, esteja ciente de que a aplicação será mais cara.

É importante dizer que tanto o mármore quanto o granito são pedras frias, logo são perfeitas para locais mais quentes, mas em regiões com baixas temperaturas podem trazer problemas.

Por sua vez, a ardósia é uma ótima opção para aqueles que desejam adquirir um material resistente, durável, fácil e de limpar e que ofereça conforto térmico, além de um bom custo-benefício. Essa pedra pode ser encontrada em uma grande variedade de cores, possibilitando diversas combinações com móveis e objetivos decorativos na varanda.

E aí, gostou das nossas dicas para escolher materiais para o piso da varanda? Para fazer a escolha certa, pense sempre na funcionalidade e conforto que deseja ter na sua casa.

Por Simone de Paula Leal



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Posting....