Reformas para Valorizar o Imóvel

Categorias: Casa - Decoração - Dicas - Reformas

Confira dicas de reformas simples que irão valorizar o seu imóvel.



Ao contrário do que muita gente pode imaginar, valorizar o imóvel por meio de reformas nem sempre é algo caro e muito trabalhoso. Muitas vezes, aproveitar esse momento para realizar simples alterações pode contribuir significativamente para agregar valor e aumentar as perspectivas de um bom retorno no caso de uma venda futura — ou cobrar um aluguel mais caro.

A seguir, separamos algumas recomendações básicas para reformas simples que podem valorizar seu imóvel. Confira!

1. Aposte na ecologia

As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a questão ambiental. Atualizar a casa agregando recursos mais eficientes em termos de economia de energia ajuda a valorizar o imóvel ante essa parcela da população.

Pesquisas realizadas no mercado imobiliário dos EUA apontam que cerca de metade dos compradores em potencial tendem a procurar residências que apresentem algum tipo de eficiência energética



Mesmo que você não vá vender sua casa, melhorar a disposição das janelas, adicionar um painel solar ou uma solução de captação da água vai ajudar seu próprio bolso.

2. Melhore a cozinha

Melhorar a aparência da cozinha também ajuda a valorizar o imóvel. Coisas simples, como a instalação de aparelhos, uma bancada mais moderna ou a troca dos pisos já podem chamar muito a atenção. Móveis planejados são uma boa pedida para a reforma e valorização desse ambiente.

3. Dê uma atenção especial ao banheiro

Talvez, o banheiro seja um dos locais mais fáceis de trabalhar para valorizar um imóvel. Por exemplo, instalar louças e metais de qualidade, melhorar a iluminação e até adicionar uma decoração básica, mas que torne o ambiente mais aconchegante e confortável.

Além disso, é importante conferir a rede de esgoto, afinal, nada pior que um banheiro bonito e arrumado, mas que não pode ser usado!

4. Pinte e repare as paredes

As primeiras impressões são muito importantes para qualquer imóvel. Sendo assim, se o objetivo é valorizar e aumentar o potencial da casa ou apartamento, as paredes devem ser bem cuidadas. Além de cuidar da pintura, vale fazer uma vistoria interna e externa em busca de possíveis danos. Paredes de tijolo podem precisar de um pouco de argamassa, enquanto as de madeira podem necessitar de alguma substituição.

5. Paisagismo e iluminação

A maioria das pessoas gostam de um jardim. Por menor que ele seja, o visual diferente já contribui para a valorização. Claro, com um bom planejamento é possível fazer algo bonito e elegante até no menor dos espaços.

Outra dica que ajuda no processo de valorização é a iluminação. Instalar lâmpadas e luminárias em locais que ajudam a ressaltar a beleza do imóvel sempre vale a pena. Aliás, é importante não se esquecer do exterior, pois além de tornar tudo mais elegante, a boa iluminação é útil até mesmo para segurança.

6. Trocar portas e janelas

Se o orçamento permitir, vale a pena atualizar as portas e janelas. No mercado, é possível encontrar modelos de todos os tipos e feitos sob encomenda, o que ajuda a encontrar aquele que seja perfeita para o local. Por outro lado, trabalhar em janelas e portas antigas, para devolver a beleza que tinham originalmente também é algo muito útil em imóveis muito antigos, mas que estão bem conservados.

7. Garagem

Vale a pena arranjar um lugar para estacionar o carro (ou carros) – especialmente em uma área urbana movimentada. Portanto, se existe a possibilidade de transformar parte do jardim da frente em uma área de estacionamento vá em frente. Mas sem esquecer de cuidar adequadamente do jardim.

Por fim, cuide da organização. Limpar um espaço e dar uma função a cada cômodo pode agregar valor, pois muitos compradores não conseguem ver muito além do que lhes é mostrado. Isto é, para eles um quarto com estantes é apenas isso, e não uma área que pode vir a ser uma sala de Tv, um estúdio ou um escritório. O posicionamento correto da mobília, o tamanho da mobília e assim como a quantidade também são cruciais e são pontos que não podem ficar de fora de nenhum plano de reforma.

Por Denisson A. Soares



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Posting....