Confira as opções e dicas de pisos que podem ser usados na cozinha.
Será que você sabe qual é o melhor tipo de piso para a cozinha?
Se você é daqueles que tem bastante grana e pode contratar um arquiteto para te ajudar nesse trabalho, ótimo! Agora se você não tem tantas condições, mas mesmo assim adora manter sua casa arrumada, ou ainda está montando o seu espaço, vem aqui conferir as dicas que preparamos para vocês.
A principal informação que devemos ter em mente na hora de escolher o piso que queremos adotar para a nossa cozinha é a relação entre beleza x praticidade, além da durabilidade do material escolhido.
Por se tratar de um ambiente onde são preparados os alimentos e este estar sempre em contato com gordura, restos de comida, água, e também fumaça, será necessário escolher um modelo que seja adequado para esse tipo de situação, que seja de limpeza fácil e que não demande muitas horas para sua manutenção e conservação. Afinal a maioria das pessoas trabalha fora e não consegue gastar horas esfregando o chão para remover sujeiras.
Com relação as cores, antigamente se usava muito o branco, por remeter a limpeza, suavidade, porém as cozinhas mais modernas aceitam cores fortes, inclusive a preta, que, quando bem combinada com os móveis da casa, cria um ambiente atual e moderno.
Tipos de pisos indicados para cozinha
Porcelanato
O porcelanato possui um tipo de revestimento em cerâmica, que possui como principal característica a sua resistência aos resíduos e desgastes que podem ser encontrados no ambiente da cozinha, principalmente a água e a gordura.
De fácil limpeza, o modelo mais indicado para a cozinha é o porcelanato esmaltado, que ainda com versões antiderrapantes que tem como finalidade evitar acidentes e escorregões que podem comprometer a saúde e mobilidade dos moradores da casa.
A versão esmaltada, pode ser encontrada em três opções: brilhante, acetinado e polido.
Cerâmico
Possui excelente custo-benefício, sendo um dos produtos mais acessíveis em termos de valor, além de possuir boa durabilidade e uma extensa cartela de opções e modelos.
O piso cerâmico, também conhecido como “piso frio” é o mais comum de ser encontrado nas cozinhas por aí.
O material é fácil de limpar, além de ter a característica de manter o ambiente sempre fresco e agradável.
Ladrilho Hidráulico
Os pisos de ladrilho hidráulico são produtos feitos de maneira artesanal e com base em cimento.
Existe uma infinidade de estampas e estilos, que podem ser combinados entre si, e tem sido uma grande tendência nos últimos tempos para aquelas pessoas mais ousadas e que gostam de criar ambientes que fogem ao padrão comum.
Em contrapartida é um produto que possui o custo um pouco mais elevado, por se tratar de um material artesanal, que geralmente é adquirido através de encomenda.
Já existem locais especializados em pisos retrô, onde você consegue buscar modelos que foram referência no passado e que agora vem sendo resgatados e utilizados em novas composições.
Piso Vinílico
O piso vinílico é confeccionado com base em PVC.
É antialérgico, possui a capacidade de abafar ruídos, mantém aquecido o ambiente e ainda é resistente a água. Porém, é um tipo de material que se desgasta e risca facilmente, o que pode estragar o piso caso seja necessária uma mudança de locais dos móveis da cozinha.
Madeira
Os pisos de madeira geram grande controvérsias quando o assunto é a sua utilização em cozinhas.
Este material cria um ambiente aconchegante e dificilmente precisará ser trocado, mas é um tipo de produto que necessita de muitos cuidados e possivelmente uma impermeabilização para evitar manchas, além de cuidados na escolha de produtos de limpeza adequadas que não causem corrosão ao material.
Mármore
Possui a caraterística de manter o ambiente fresco, por sua sensação de estar sempre “gelado”.
Embora seja conhecido pela sua beleza e elegância o mármore não é um material muito resistente, por isso não costuma ser indicado o seu uso como piso em áreas como a cozinha, além de ser suscetível a manchas e depreciação pelo uso de produtos inadequados.
Granito
O granito serve como uma excelente substituição ao mármore.
Diferente do material anterior, este possui um preço mais acessível, e é conhecido pela sua boa durabilidade.
Por não ser poroso como o mármore, o granito é resistente a água, sendo menos sensível a manchas.
Prático, o piso pode ser limpo utilizando-se apenas sabão neutro e panos limpos.
Todo mundo sonha em ter uma casa linda e funcional como aquelas que a gente vive tirando print no Pinterest, mas a realidade é que colocar em prática nem sempre é uma tarefa fácil.
Por Evelize da Silva