Qual o Melhor Piso para a Cozinha?

Categorias: 2021 - Cozinha - Decoração - Dicas - Pisos

Confira as opções e dicas de pisos que podem ser usados na cozinha.

Será que você sabe qual é o melhor tipo de piso para a cozinha?



Se você é daqueles que tem bastante grana e pode contratar um arquiteto para te ajudar nesse trabalho, ótimo! Agora se você não tem tantas condições, mas mesmo assim adora manter sua casa arrumada, ou ainda está montando o seu espaço, vem aqui conferir as dicas que preparamos para vocês.

A principal informação que devemos ter em mente na hora de escolher o piso que queremos adotar para a nossa cozinha é a relação entre beleza x praticidade, além da durabilidade do material escolhido.

Por se tratar de um ambiente onde são preparados os alimentos e este estar sempre em contato com gordura, restos de comida, água, e também fumaça, será necessário escolher um modelo que seja adequado para esse tipo de situação, que seja de limpeza fácil e que não demande muitas horas para sua manutenção e conservação. Afinal a maioria das pessoas trabalha fora e não consegue gastar horas esfregando o chão para remover sujeiras.



Com relação as cores, antigamente se usava muito o branco, por remeter a limpeza, suavidade, porém as cozinhas mais modernas aceitam cores fortes, inclusive a preta, que, quando bem combinada com os móveis da casa, cria um ambiente atual e moderno.

Tipos de pisos indicados para cozinha

Porcelanato

O porcelanato possui um tipo de revestimento em cerâmica, que possui como principal característica a sua resistência aos resíduos e desgastes que podem ser encontrados no ambiente da cozinha, principalmente a água e a gordura.

De fácil limpeza, o modelo mais indicado para a cozinha é o porcelanato esmaltado, que ainda com versões antiderrapantes que tem como finalidade evitar acidentes e escorregões que podem comprometer a saúde e mobilidade dos moradores da casa.

A versão esmaltada, pode ser encontrada em três opções: brilhante, acetinado e polido.

Cerâmico

Possui excelente custo-benefício, sendo um dos produtos mais acessíveis em termos de valor, além de possuir boa durabilidade e uma extensa cartela de opções e modelos.

O piso cerâmico, também conhecido como “piso frio” é o mais comum de ser encontrado nas cozinhas por aí.

O material é fácil de limpar, além de ter a característica de manter o ambiente sempre fresco e agradável.

Ladrilho Hidráulico

Os pisos de ladrilho hidráulico são produtos feitos de maneira artesanal e com base em cimento.

Existe uma infinidade de estampas e estilos, que podem ser combinados entre si, e tem sido uma grande tendência nos últimos tempos para aquelas pessoas mais ousadas e que gostam de criar ambientes que fogem ao padrão comum.

Em contrapartida é um produto que possui o custo um pouco mais elevado, por se tratar de um material artesanal, que geralmente é adquirido através de encomenda.

Já existem locais especializados em pisos retrô, onde você consegue buscar modelos que foram referência no passado e que agora vem sendo resgatados e utilizados em novas composições.

Piso Vinílico

O piso vinílico é confeccionado com base em PVC.

É antialérgico, possui a capacidade de abafar ruídos, mantém aquecido o ambiente e ainda é resistente a água. Porém, é um tipo de material que se desgasta e risca facilmente, o que pode estragar o piso caso seja necessária uma mudança de locais dos móveis da cozinha.

Madeira

Os pisos de madeira geram grande controvérsias quando o assunto é a sua utilização em cozinhas.

Este material cria um ambiente aconchegante e dificilmente precisará ser trocado, mas é um tipo de produto que necessita de muitos cuidados e possivelmente uma impermeabilização para evitar manchas, além de cuidados na escolha de produtos de limpeza adequadas que não causem corrosão ao material.

Mármore

Possui a caraterística de manter o ambiente fresco, por sua sensação de estar sempre “gelado”.

Embora seja conhecido pela sua beleza e elegância o mármore não é um material muito resistente, por isso não costuma ser indicado o seu uso como piso em áreas como a cozinha, além de ser suscetível a manchas e depreciação pelo uso de produtos inadequados.

Granito

O granito serve como uma excelente substituição ao mármore.

Diferente do material anterior, este possui um preço mais acessível, e é conhecido pela sua boa durabilidade.

Por não ser poroso como o mármore, o granito é resistente a água, sendo menos sensível a manchas.

Prático, o piso pode ser limpo utilizando-se apenas sabão neutro e panos limpos.

Todo mundo sonha em ter uma casa linda e funcional como aquelas que a gente vive tirando print no Pinterest, mas a realidade é que colocar em prática nem sempre é uma tarefa fácil.

Por Evelize da Silva

Please follow and like us:


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *