Decoração para o Lavabo

Categorias: Decoração - Dicas - Lavabo

Confira algumas dicas para deixar o lavabo funcional, bonito e prático.

Em grandes casas e apartamentos a presença do tradicional lavabo é perfeita e até necessária. Lavabo consiste em um banheiro social, ou seja, toda visita que chega à casa pode utilizar este pequeno cômodo, com pia, para higienizar suas mãos antes de adentrar, propriamente, no lar de seu anfitrião. Nesses tempos de pandemia, o lavabo é mais útil do que nunca.



Em sua estrutura, o banheiro social, junto da antessala, não possui chuveiro; no máximo uma pia, espelho e um vaso sanitário. Por ser um ambiente de dimensão bem reduzida, é necessário torná-lo mais agradável e confortável para as visitas. Abaixo, segue uma relação de seis dicas básicas que ajudarão na decoração deste espaço social.

– É bom iniciar pelas paredes. Por quê? Em caso de o lavabo estar sendo construído, ou reformado, por exemplo, o diferencial será na escolha dos azulejos. Por ser um espaço pequeno, com janela pena, invista em paredes claras, ou azulejos pouco estampados. Um ambiente mais simples, aconchegante e acolhedor. A cor clara vai sempre dar uma impressão de que o cômodo é maior e isso faz bem à vista, sobretudo para os claustrofóbicos.

– Muita atenção quanto à dimensão do mobiliário do lavabo. Dica inicial: invista em prateleiras, que estejam em altura acessível e não muito volumosas. Por ser um ambiente mais simples e prático, nessas prateleiras vai apenas o essencial para um banheiro comum, abrangendo o seguinte: as toalhas de rosto e demais itens para a higiene pessoal, podendo incluir itens muito pessoais, como escovas de dente e até alguns cosméticos para as damas.



– Vale a pena investir em uma iluminação especial. Neste caso, vale a dica de uns dois pequenos abajures, apoiados em prateleiras na altura do peito, e em paredes diferentes. A luz será mais branda, pois um ambiente pequeno com uma luz muito intensa, mais atrapalha do que ajuda. Tudo tem que estar acessível à visita, portanto, a luz na altura do rosto e abrandada pelo cone do abajur, torna tudo melhor. Luz no teto, para este caso, será aconselhável com aqueles bocais móveis, que podem ser ajustados de modo a focar a luz em um ponto específico. Os abajures também contribuem com a decoração.

– Espelho. A alma do banheiro. Aqui vale a dica de quanto maior, melhor. A sensação de um ambiente maior e mais aconchegante é totalmente garantida. Por ser um espaço pequeno, um espelho que pegue toda a parede, partindo da pia para o teto. Não há necessidade de se cobrir inteiramente a parede, pois isso também pode causar certa vertigem. Assim, um grande espelho ajuda a redimensionar o ambiente que, mesmo ilusoriamente, torna-se maior.

– Os acessórios essenciais, tais como o gancho de toalha, que pode ser uma espécie de corrimão na parede, por onde a puxamos; a saboneteira; um suporte de papel toalha e mais uma pequena cesta de lixinho. Todos posicionados ao redor da pia, para que tudo fique perfeitamente prático.

– O barato, geralmente, sai caro, portanto, investir em material de alta categoria, dado que não se trata de muito gasto, pois são poucos acessórios. Este pequeno espaço deve ser muito funcional, prático e bonito. Vale a dica de um aromatizador automático, ou, posicionado na janela, ou um aromatizador manual para, antecedendo a chegada das pessoas, esborrifar um pouco. Uma pequena prateleira ao pé do espelho, sobre a pia, para pousar aqueles sabonetes em redinhas; ou aqueles purificadores de ambiente que consistem em uma garrafinha decorada, com tendo essência líquida e palitos mergulhados, que absorvem o aroma da substância e a difundem pelo ar. Torneira, sifão e pia resistentes, de boa qualidade, duráveis e de bonito design. Isso dura toda a vida.

Por Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *