Decoração com Materiais Recicláveis

Categorias: Decoração - Dicas - Reciclagem

Confira dicas para fazer uma linda decoração com materiais recicláveis.

Seja porque você deseja economizar e tem um orçamento apertado para decorar sua casa ou se preocupa com o meio ambiente, usar materiais recicláveis pode ser uma excelente ideia para deixar sua casa ainda mais bonita, funcional e aconchegante. E se você ainda não fez nada do tipo e pensa que geralmente essas reciclagens não ficam legais como forma de decoração, queremos te provar exatamente o contrário.



Você vai ver como algumas ideias criativas podem dar uma nova “vida” aos itens que só bagunçam e ocupam espaço em sua casa. Acredite! Quase tudo pode ser reciclado, desde que se use sua criatividade e força de vontade para fazer acontecer. E se você chegou até aqui, é porque já começou a trabalhar essa ideia consigo e eu tenho certeza que você irá conseguir.

Mas antes, você sabe exatamente como decorar uma casa? Veja agora mesmo como fazer isso da forma correta e como os materiais recicláveis podem te ajudar nessa tarefa!

Desmitificando a reciclagem de materiais na decoração

Um conceito muito velho e antiquado que muitas pessoas têm sobre decoração de um modo geral, é a ideia de apenas adicionar objetos e complementos aos espaços de suas residências para deixar a mesma mais "bonita". Mas, o que realmente transforma uma decoração bagunçada e sem objetivo é a falta de coesão na hora de decorar, seja com materiais recicláveis ou não.



Nesse caso, uma boa decoração leva em consideração alguns aspectos básicos que são, seu visual e como ele se comporta no ambiente, suas funcionalidades e por fim, o seu gosto e conforto. Todos esses pequenos e sutis conceitos básicos são importantes na hora de decorar sua casa. E o mais legal é que através da reciclagem você pode ter exatamente o que precisa (com um custo muito inferior a objetos adquiridos para esse fim) no que se diz respeito a decoração, seja ela uma decoração no formato rústico, clássico e até luxuosa.

Logo abaixo, separamos algumas dicas simples, porém muito funcionais para você que deseja decorar sua casa através de materiais recicláveis de forma super econômica. Acompanhe!

Reformando móveis antigos

Aqui, não importa se os móveis que você deseja reciclar sejam seus ou não, há sempre uma maneira de reaproveitar móveis antigos e que possam estar em desuso em sua residência. É claro que caso sejam seus ou de parentes próximos, o ato de reciclar ganha uma conotação ainda mais emocional, uma vez que esses objetos podem levar muita história e apego emocional consigo.

Nesse contexto, você pode mesmo fazer as reformas dos seus móveis, talvez com lixas e aparelhos de pintura, ou pode levar em profissionais que já trabalham com isso. Mais uma vez, vale o exercício da criatividade. Analise se os móveis que você possui e que não podem mais ser utilizados na função inicial, podem ser convertidos em outros tipos de móveis para outras funções, tenho certeza que poderá ser de grande ajuda.

Como reciclar garrafas pet

Quando se fala em reciclagem, automaticamente nos vem à cabeça as garrafas pet. Essas garrafinhas de plástico têm mil e uma funções, mas é preciso cuidado para manusear o material e criatividade para saber como usar bem essas garrafas em sua decoração.

Com garrafas pet você consegue construir vasos de flores, porta-lápis, pufes, mesas, comedouro para pássaros no jardim, luminária no estilo oriental (com as tampas), horta vertical e até belíssimos lustres com visual bem moderno. Você consegue encontrar muitas outras funcionalidades para as garrafas de plástico, basta pesquisar um pouco e ver o mar de possibilidades e ideias que irão aparecer para ti.

Reciclando pneus

Os pneus automotivos velhos, muitas vezes descartados de forma indevida, são excelentes materiais para reciclagem. Depois de escovados e limpos, esse material pode ser facilmente usado no jardim, sendo pintados e utilizados como vasos de flores ou até fazendo parquinhos para crianças pequenas.

Não compre roupas tão cedo

Abra seu guarda-roupa, eu duvido que você não seja capaz de tirar 2 ou 3 peças, no mínimo, que não usa mais e que, com uma reciclagem simples, pode dar um outro uso para essas roupas. Seja criando novas peças ou até utilizando para outras necessidades domésticas, como por exemplo, fazer capas de almofada, pesos de porta, e uma série de outras possibilidades. Só vá em frente e tente dar o melhor de si!

Espero que essas dicas possam ter te inspirado a buscar novas forma de reciclar seus materiais antigos e dar um visual ainda mais bonito e agradável para o seu lar. Se gostou, compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais!

Por Darlan Alesson Ramos Barbosa

Please follow and like us:


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *