Decoração com Flores Artificiais

Categorias: Decoração - Dicas - Flores - Flores Artificiais

Confira dicas de como usar flores artificiais na decoração de casa.



É como se canta no verso de uma famosa canção do Titãs: “As flores de plástico não morrem”. Por mais fria que pareça essa sentença, existe bastante vantagem em arranjos de flores sintéticas. De fato, as flores naturais, seres vivos, são as verdadeiras belezas, porém, requerem cuidados especiais que, se não forem devidamente observados, fazem perecer as plantas e isso não é bom. Para quem deseja adornar o interior de seu lar e não tem tempo para cuidar das plantas reais, a decoração de flores artificiais para a casa é uma boa opção, poupando as flores de verdade de maus tratos.

Assim, considerando esse caráter quase imortal das flores artificiais, essa cultura se popularizou com certa rapidez, caindo em desuso em determinadas épocas e voltando à moda em outros, como em nossos dias. No geral, muita gente considera isso antiquado, inadequado e brega, porém, tudo depende do trabalho de bons artistas e de profissionais de decoração. Existem dois ambientes bastante propícios para a presença de arranjos de flores sintéticas, tais como em eventos públicos, festas, casamentos, conferências e no próprio lar.

Segue algumas dicas importantes para se realizar uma boa decoração interna com flores artificiais:

– Verificar a qualidade e tipo do material: é importante saber selecionar, buscar em comércios especializados, verificar com bastante atenção, consultar os profissionais, sobre a qualidade do material utilizado para a confecção das flores e as espécies mais bonitas, cujos formatos são simulados em arranjos de plástico, ou outros polímeros mais flexíveis e resistentes. Atualmente, essa “arte” evoluiu muito e a capacidade de reprodução da imagem de flores reais é bastante impressionante.



Geralmente, a maior parte das flores sintéticas é produzida a partir de substância plástica, algumas em tecido, ou pela chamada EVA. Assim, o consumidor deverá buscar orientação sobre qual material é mais adequado para tal ou qual finalidade, a depender do tipo de decoração do ambiente, que pode ser mais seco ou úmido, podendo ser de material mais realista, como tecido.

É muito importante ressaltar que flores artificiais, ou plantas artificiais, jamais substituem as reais, trata-se apenas de um tipo de decoração que pode permanecer a vida toda em determinado ponto da casa, sem necessitar de maior trabalho de manutenção, apenas higienização.

– Sobre a durabilidade: por serem adereços que duram a vida toda, vale a pena buscar por material de qualidade garantida. Inclusive, esses arranjos podem ser guardados e utilizados em ocasiões especiais, como festas, casamentos, outros eventos, ceias de natal, de domingo, poupando as plantas verdadeiras de serem deslocadas para lá e para cá, como meros objetos inertes. Elas podem ser preservadas e acondicionadas para eventos, ou permanecerem em determinados ambientes da casa, adornando.

– Sobre o custo: geralmente, as flores sintéticas são mais baratas que as flores naturais, e isso pode ser uma grande vantagem para quem precisa decorar o interior do lar, ou algum evento especial, de modo que o material possa ser manipulado e arranjado, dentro do ambiente, evitando, deste modo, que plantinhas e flores verdadeiras não sejam agredidas ou até pereçam, devido ao constante manuseio.

Flores sintéticas de maior custo, como foi dito, terão maior tempo de durabilidade. Vale a pena. Uma pessoa pode ter arranjos de flores artificiais, dentro de casa, e possuir um imenso jardim com variadas flores naturais.

Algumas flores de plástico, ou tecido, outros tipos de polímeros, poderão custar um pouco mais, devido à boa qualidade da arte, que expresse muito realismo. Deste modo, toda pessoa que está planejando decorar o interior de seu lar com flores sintéticas, antes de tudo, pese os custos, o trabalho e o tipo de material, verifique o bom gosto e se vale a pena.

Por Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *