Como Montar uma Cozinha Americana no Brasil

Categorias: Cozinha - Cozinha Americana - Decoração - Dicas

Confira como fazer uma cozinha americana no Brasil, suas vantagens e benefícios que trazem praticidade, beleza e aconchego à casa.

Se para você a cozinha é o lugar mais importante da casa, pois entende que é onde acontece as deliciosas reuniões com toda a família para comer, conversar, realizar as atividades do dia a dia, então, a cozinha americana é o que você precisa para deixar este ambiente muito mais aconchegante.



As cozinhas americanas são, geralmente, grandes, e são caracterizadas principalmente por um grande balcão de ilha central.

No mercado, é possível encontrar uma grande variedade de estilos disponíveis de acordo com as suas preferências, desde o estilo moderno, linear e rigoroso ao estilo country, tão caloroso e acolhedor.

Aqui estão algumas dicas úteis sobre como mobiliar sua cozinha americana, quais são as vantagens, e se vale a pena ou não. Confira a matéria!



O que é cozinha americana?

As cozinhas americanas são as cozinhas de grande porte, tendo como principal característica a ilha central, equipada com placa, lava-louças, prateleiras e compartimentos para guardar acessórios, tachos e porcelanas.

No lado oposto da área de cozimento, a ilha funciona como um balcão, onde bancos ou cadeiras elevadas são colocados ao longo de todo o comprimento.

Como fazer uma cozinha americana?

Para uma cozinha americana de estilo moderno, a ilha terá linhas geométricas e rigorosas, acentuadas por cores vivas e materiais frios como o aço. Já o country preferirá tons de branco ou creme, o capô lembrará as antigas cozinhas country, as prateleiras e os compartimentos estarão prontos para receber ervas aromáticas e cestos de vime.

O resto da cozinha gravitará em torno da ilha. Compartimentos espaçosos, prateleiras de armazenamento, bancadas de cozinha adicionais, cozinhar será um verdadeiro prazer. Não se esqueça dos eletrodomésticos: as cozinhas americanas estão equipadas com todos os confortos e tecnologia de ponta. Forno duplo, máquina de lavar louça, máquina de café, micro-ondas serão colocados estrategicamente entre os vários móveis de cozinha para otimizar o seu trabalho. Não se esqueça da geladeira, que necessariamente será grande, porta dupla, com dispensador de água.

Mesmo que o espaço disponível seja mínimo, você ainda pode mobiliar uma cozinha americana, abrindo mão da ilha central. Opte pela península, que servirá de divisor entre a área de estar e os compartimentos de cozinha. Dispostos ao longo de todo o comprimento dos bancos de cozinha de design que refletem o antigo estilo americano. Se você é um verdadeiro amante do rústico, cubra sua península com pedras irregulares, criando um efeito visual agradável.

Vantagens e benefícios de construir uma cozinha americana em casa

E aí? Finalmente decidiu reformar sua cozinha? Apresentamos cinco vantagens em instalar uma cozinha americana em casa, e você verá o quanto vale a pena:

Vantagem 1: Cozinha americana e proximidade

Uma das vantagens de ter uma cozinha aberta é ter o fogão "à mão". Na verdade, a acessibilidade é um dos pontos que mais convence os proprietários a optarem por uma cozinha ao estilo americano. A ligação com outros espaços essenciais da casa e a abertura entre todas as divisões importantes, proporciona uma ligação do espaço, dando também maior amplitude ao ambiente.

Vantagem 2: cozinha americana e sensação de espaço

É precisamente a sensação de amplitude que faz com que a maioria das pessoas opte por este tipo de cozinha. A ausência de paredes divisórias permite unir os espaços imediatamente maiores devido ao fluxo de luz. Dentro desta sensação aumentada, há também liberdade de movimento e fluxo pelas diferentes partes da casa. E não ter portas reforça a impressão de estar num espaço amplo e espaçoso.

Vantagem 3: cozinha americana como ponto de encontro

Estamos a falar de famílias numerosas, famílias compostas por casais ou famílias de amigos. Os momentos de degustação de iguarias são momentos de convívio e comunicação. As cozinhas são os pontos de encontro por excelência, espaços que facilitam a convivência e a comunicação enquanto fazemos um 'lanche'. O lugar perfeito para compartilhar como foi o dia ou quais são nossas preocupações. A decisão de optar por um design americano na cozinha reforça os laços familiares por um motivo simples: quem cozinha pode fazer parte da conversa de outras pessoas. Comentar, ouvir, falar ou participar da conversa de uma forma mais dinâmica se traduz em relacionamentos familiares mais fluidos, confortáveis ​​e afetuosos.

Vantagem 4: cozinha americana como um 'plus' na decoração

A integração do espaço pode ser um aspecto positivo se bem planejado. Tirando cores diferenciadas ou delimitando a sala e a cozinha com um bar americano os efeitos são fabulosos. Outra opção é delimitar a sala e a cozinha com um bar americano. Além de dar um toque moderno à casa, proporciona um espaço extra para trabalhar, cozinhar ou comer. Uma coisa que sempre é útil, especialmente para espaços apertados.

Vantagem 5: Cozinha americana e versatilidade

Muitos podem associar cozinhas americanas a um estilo moderno ou até mesmo casas em estilo loft. Mas a verdade é que este tipo de cozinha também tem lugar noutros estilos como o clássico, o rústico ou o minimalista. As cozinhas abertas combinam perfeitamente com todos os tipos de casas. Além do mais, eles obtêm um efeito de aquecimento imediato que vale a pena.

Gostou de conhecer mais sobre a cozinha americana? Compartilhe em suas redes sociais!

Por Marina Costa



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *