Como Limpar a Máquina de Lavar Roupa

Categorias: Cuidados - Dicas - Manutenção - Máquina de Lavar

Saiba aqui como fazer corretamente a limpeza e manutenção de sua máquina de lavar roupa.



Nem tudo na vida moderna, com todas as suas facilidades, é flores. Nossas máquinas de lavar roupas, embora nos poupem muito trabalho braçal, necessitam de manutenção e, sobretudo, higienização. Entretanto, essa é a parte mais fácil do trabalho, pois a máquina faz o resto.

A higienização de uma máquina de lavar roupas é necessária pelo fato de se manter longo tempo de vida útil, para este eletrodoméstico. Neste artigo seguem algumas dicas práticas, seguras e eficientes para a higienização da máquina, principalmente em seu interior, mas também em sua parte externa.

Seguem as dicas:

Limpeza da parte interna da máquina de lavar roupas:

– O compartimento de sabão é o que mais necessita de regular higienização, de modo a remover resíduos de sabão e de amaciante, que possam causar acúmulo e obstrução. Neste caso, basta desencaixar o “dispenser” da lavadora e enxaguar com bastante água corrente, munido de uma escovinha e esfregar bem. No caso de haver dificuldade de remover os detritos, será necessário manter a peça de molho em água com vinagre.



– O Filtro. Uma das peças fundamentais. Na atualidade, quase todas as máquinas de lavar estão munidas de filtro removível, e neste rol estão as lavadoras produzidas pela Brastemp. O filtro embutido ajuda a tornar mais prática a higienização da máquina de lavar. É necessário eliminar os acumulados fiapos de roupa e demais resíduos oriundos da lavagem nesse filtro, no sentido de se evitar o retorno da sujeira sobre as roupas lavadas. A dica mais importante, neste caso, e limpar essa peça a cada lavagem, se for possível.

A sequência do procedimento é a seguinte:

Após a finalização de cada ciclo de lavagem, será necessário retirar o filtro, bastante, para isso, desencaixar a tampa no centro do agitador; lavar esta peça sob água corrente; se for necessário, escovar a mesma. Depois, é só devolver a peça à estrutura.

– A lavagem de limpeza. Este tipo de lavagem é muito recomendável de dois em dois meses. Trata-se da chamada lavagem de manutenção, cuja função está em eliminar resíduos que, aos poucos, se fixam pelos cantos menos visíveis no interior da máquina. O procedimento é o seguinte:

A – No tambor vazio da máquina adicionar meio litro de alvejante;

B – Selecionar, no painel de comando, o programa de lavagem mais curta;

C – Deixar a máquina trabalhar, até completar o ciclo, que finalizam com o processo de enxaguar.

– O tambor. Depois de cada processo de lavagem é necessário secar bem o tambor da máquina lavadora. Para essa tarefa, utilize um pano umedecido e impregnado em solução de água com vinagre, no sentido de desinfetar. Manter porta, ou tampa, da lavadora aberta para todo o interior e seu entorno sequem bem, com o mormaço. Este procedimento se faz para evitar o surgimento de mofo, bolores e mau odores dentro da máquina de lavar roupas.

A tampa e as superfícies externas:

Esta parte é a menos trabalhosa. Higienizar, com pano embebido em desinfetante, a tampa da máquina, nos dois lados, no sentido de remover limo, calcário, entre outros resíduos que surgem do processo de lavagem, os quais vão acumulando pelas bordas. Para as laterais, ou seja, para a carcaça metálica que reveste todo mecanismo que forma o aparelho, evite utilizar produtos abrasivos na higienização, dado que podem danificar o revestimento esmaltado da máquina. A estética também é importante.

Observação muito importante: nada de utilizar jatos de água para lavar o exterior da máquina, seja de que marca for, pois a infiltração de gotas de água pode tocar seus componentes elétricos e produzir um sério curto circuito que, por conseguinte, tendem a gerar acidentes graves.

Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Posting....