Combinação de Cores para usar na Decoração em 2021

Categorias: 2021 - Cores - Decoração - Dicas

Dicas de como usar as cores na decoração em 2021.



Com a premissa de trazer muita renovação e mudanças positivas nas nossas vidas, o ano de 2021 se encontra cada dia mais perto. E, se atentar aos mínimos detalhes, inclusive com relação as cores que usamos no nosso lar, pode trazer energias diferentes ao ambiente que impactam de forma subliminar no nosso cotidiano.

Isso acontece porque cada uma das cores utilizadas na decoração para 2021 pode ter uma simbologia diferente, além disso, todos anos uma paleta de cores é escolhida para simbolizar a "cor do ano", que tem o objetivo de traduzir a época em que estamos vivendo e ditar as tendências decorativas de todo o ano. Nesse de 2021, a paleta de cores que está em total destaque é o cinza sólido e o amarelo quente, o cinza sólido simbolizando um tom sereno, elegante e neutro, contrastando com a tonalidade amarela mais vivaz e até ousada.

Apesar dessa ser a combinação de cores de 2021, isso não quer dizer que você precisa ficar limitado apenas essas tonalidades. Há ainda outros tons que você poderá utilizar para ter um visual moderno e harmonioso no seu lar. Veja as dicas que separamos para você sobre como combinar as cores de acordo com suas simbologias e técnicas de design decorativo!

Azul

Com um tom bem sereno e espirituoso, as tonalidades de azul geralmente refletem um ambiente mais espiritual, reflexivo, paciente e tranquilo. Nesse caso, o azul (principalmente em tonalidades mais claras) é muito indicado para ser utilizado em banheiros, já que também traçam um paralelo com a limpeza, também indica-se utilizar a cor combinado com a tonalidade branca.



Também pode ser utilizado em ambientes onde se planeja ter momentos de paz e tranquilidades, como salas de descanso, consultórios e até salas para Yoga e atividades físicas moderadas.

Preto

Sinônimo de elegância e sofisticação, o preto deixou de ter uma conotação negativa a anos. Principalmente quando falamos em decoração de ambientes. Se pretende usar essa tonalidade na decoração de sua casa, é importante que seja em ambientes que exijam um maior requinte, como um escritório de home office ou até o quarto do casal.

Pode-se utilizar em combinação com cores fortes, mas em pequena quantidade, uma vez que o preto por si só tende a ser bem marcante e forte. Por isso, nada de exagerar nos elementos de cores diversas.

Amarelo

O amarelo por si só já é uma cor alegre e forte. Mas é sempre bom utilizar essa tonalidade como complemento para uma cor mais sólida, como o próprio cinza, que mencionamos no comecinho desse artigo, ou até o próprio preto ou branco. É muito indicado para salas de estar ou lazer.

Lembre-se também que o amarelo é uma cor conhecida por estimular o apetite, logo é uma tonalidade que pode ser utilizada na cozinha, mas com muita cautela para não ficar exagerado e deixar o ambiente parecendo um ambiente de fast-food.

Verde

O verde é uma cor linda e traz uma simbologia muito forte e ligada a saúde, vida, esperança e harmonia. Uma excelente dica de uso do verde sempre combinando-o com o branco, trazendo muito mais destaque pra tonalidade esverdeada. A cor também é excelente para ser utilizada em ambientes onde se tenham decorações orgânicas como flores, madeira e plantas.

Os melhores locais para se utilizar camadas de verde são nas salas e quartos.

Branco

O branco é uma cor bem neutra e muito associada a paz e tranquilidade. A grande vantagem do branco é que essa cor possui uma versatilidade sem precedentes e funciona tanto única, como em conjunto com outras tonalidades.

Como é uma tonalidade extremamente versátil, ela pode ser utilizada em praticamente todos os ambientes da casa, com exceção das áreas externas.

Devo usar todas as cores?

Apesar das indicações de combinações de cores e seus ambientes, você definitivamente não deve e nem precisa utilizar todas elas para compor a decoração de sua casa. Na verdade, é muito importante se apegar a uma paleta de cores e trabalhar suas variações. Se você não tem muitos conhecimentos a respeito de como fazer isso da forma correta, recomendamos a procura de um bom profissional em design de interiores. Daí você pode trazer as ideias que você deseja com base nas informações que passamos nesse artigo.

Espero que você tenha gostado do conteúdo! Boa decoração e um excelente 2021!

Por Darlan Alesson Ramos Barbosa



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *