Tom entre o rosa e o lilás é o estilo de cor da Suvinil para 2021

Categorias: Suvinil - Tabela de Cores - Tendências - Tintas - Tintas Suvinil

As cores e suas nuances carregam muitas emoções e significados. Estão presentes no cotidiano das pessoas.

Ao final de cada ano, grande parte dos profissionais do ramo da decoração espera com grande expectativa a divulgação das mais atuais tendências em cores, que irão determinar as criações no próximo ano. Este processo se dá por meio de estudos universais no setor do comportamento.



Neste ano os resultados estão incrivelmente carregados de mais significados, expressando, inevitavelmente, todas as transformações bruscas que as pessoas viveram e sofreram ao longo da pandemia. Então, partindo dessa experiência bastante complexa, repleta de sensações diversas, profundas, superficiais, em isolamento social, conflitos internos, externos, estar em casa o tempo todo, interagir com as pessoas e as coisas de outro modo proporcionou aos colaboradores do setor de humanas da empresa Suvinil a elaboração da Suvinil Revela 2021.

Por estarmos no mês de outubro, que culmina no fechamento da crise pandêmica, a tonalidade eleita como cor representativa deste ano foi a Meia-Luz, que consiste no último tom de rosa dentro da paleta que antecede a transição para o tom lilás, inteiramente inspirado em nuances oriundas do chamado dégradé tipo pôr do sol. Traduzindo em termos de experiência, é uma espécie de convite para um momento de pausa e de contemplação em direção e um horizonte, com o também indica o início de um novo ciclo abarcando algumas mudanças.

A percepção de um ponto de transição pode indicar que todos estamos entre o que, de certa forma, já passou e o que está chegando, por isso a Meia-Luz simbolizada em tonalidades, que abrange o espírito do momento, mais esperançoso e otimista, representando muito do interior das pessoas num tipo de contemplação da vida, das novas roupagens e novos formatos que parecem se insinuar na ótica coletiva, em que grande parte das pessoas não apenas aguarda, mas deseja participar intensamente. As cores têm um papel preponderante na vida de todo mundo.



De acordo com outro estudo, equivalente, produzido por um jornalista, também diretor criativo e agente consultor de cores e tons da marca Suvinil, existe uma cartela estruturada em 38 cores distribuídas em nuances correspondentes a temas, abrangendo, por exemplo o Resgate, a Consciência e a Conexão.

No caso, o tom da paleta que simboliza Resgate vai unir os chamados “brancos orgânicos” e pigmentados, as cores cruas, resgatando uma espécie de “simplicidade ancestral”, no interior das pessoas. Nessa mesma escala estão presentes os tipos “amarelos dessaturados” inspirados em fibras e no mundo dos artesanatos; os tons de marrons amadeirados, que podem ser mais sofisticados ou rústicos expressados pelas próprias madeiras em suas fases de envelhecimento, e os chamados “cinzas esfumaçados” e pigmentados, capazes de conectar as pessoas aos rituais espirituais.

Também entram aqui as chamadas cores quentes, na paleta Consciência, que pode conectar a natureza ao lar, o interior, consciência é intangível, porém, é a parte mais profundo do ser humano, como o fogo ela vai na vertical e é sinal de vida, de calor, energia. Nessa mesma escala entram as tonalidades de vermelhos e tons terrosos que fazem um bom contraponto com tons azuis celestiais e com a própria água.

Esta cartela é complementada por tonalidades mais claras, que proporcionam vibrações mais brandas, direcionando ao ato de concentração e à busca de felicidade, canalizando para os chamados “verdes temperados”, muito próximos do contato com a natureza.

Na terceira e última cartela, da Conexão, direciona ao universo digital, à tecnologia que nos rodeia e nos fornece ferramentas para agir e tentar garantir um futuro melhor. São os tons otimistas, abrangendo nuances de rosa e lilás mais crepusculares, que culminam na Meia-Luz, além dos verdes azulados tipo Acqua, ou perolados, como pinceladas energéticas despertando a criatividade.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *