Como Limpar a Casa Rápido

Categorias: Casa - Dicas - Limpeza

Veja as dicas para limpar a casa rapidamente.

Quem é dona de casa sabe o quanto as tarefas domésticas ocupam o dia de qualquer um, além de serem bastante cansativas. É como diz a minha mãe “serviço de casa nunca acaba”. E é exatamente essa a sensação que dá, parece que, por mais que façamos, sempre tem mais coisa para fazer. Mas será que não tem algum jeito de fazer as tarefas de forma mais rápida sem que fique tudo mal feito? Nem sempre dispomos de tanto tempo para nos dedicarmos à limpeza, então, toda dica que possa ajudar a otimizar esse processo é bastante valiosa.



A primeira coisa a que você deve se dedicar é a arrumação. Quando as coisas estão bagunçadas e fora do lugar, é sempre mais difícil limpar. Portanto, reserve um dia e separe tudo aquilo que não presta e tudo aquilo que você não usa mais e nem pretende usar. Jogue fora todo o lixo e faça doações, coisas acumuladas só ajudam na bagunça e na sujeira. Você vai ver como será muito mais rápido colocar as coisas em ordem depois que você fizer isso.

Seja organizado(a), planeje as tarefas que você irá realizar naquele dia, e monte uma ordem que te ajude a ser mais produtivo(a). Por exemplo, caso você tenha máquina de lavar, é muito melhor você começar por ela, já que ela vai fazer o serviço pesado, que seja o quanto antes. Dessa forma, enquanto a roupa está lavando, você já pode fazer várias outras coisas.

Separe tudo o que você vai precisar para fazer o serviço de limpeza e já leve com você, isso evita que você precise voltar várias vezes à área de serviço para pegar algo. Se você vai varrer ou passar o aspirador, sempre comece tirando o pó, ou o seu serviço vai acabar indo por água a baixo e você precisará repeti-lo.



Outra coisa muito importante é sempre limpar tudo. Nem sempre as coisas só estão sujas quando podemos ver, por esse motivo, mesmo que pareça limpo, provavelmente não está. Mas veja, isso é muito bom, pois, dessa forma, você não deixa que as tarefas se acumulem em algum local e te façam perder mais tempo depois para limpar. Quando parece que está limpo, é muito mais rápido para limpar de verdade, não é? Portanto, repito, nunca deixe a sujeira acumular, com certeza você irá se arrepender depois.

Uma dica muito boa é utilizar alguns objetos que podem ser muito úteis, como borrifadores, por exemplo. Utilize-os com o produto de limpeza da sua preferência juntamente com um pano, a limpeza se torna muito mais rápida do que utilizar uma esponja e ficar esfregando as superfícies.

Sabe aquela história sobre ser organizado(a)? Você pode fazer tudo muito mais rápido se montar um cronograma diário, semanal e mensal. Ou seja, separe tudo aquilo que você julga necessário fazer todos os dias, como tirar o pó, varrer a casa, lavar a louça, limpar a cozinha e o banheiro etc. No cronograma semanal, separe as tarefas que você irá fazer apenas uma vez na semana, como aspirar a casa, lavar a roupa e o que mais achar necessário. Já no cronograma mensal, você irá incluir as tarefas que irá fazer somente uma vez por mês, como limpar a geladeira, lavar roupas de cama mais pesadas, limpar os armários etc. Os cronogramas vão te ajudar muito a manter a sua casa sempre limpa e organizada, além de ser muito menos cansativo e bem mais rápido.

Não é fácil, e todas essas dicas com certeza poderão te ajudar muito. Mas lembre-se, não se cobre demais, nem sempre a gente consegue dar conta de tudo. E está tudo bem!

Por Maria Leilane Azevedo de Souza



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *