Como Escolher Papel de Parede

Categorias: Ambiente Interno - Ambientes - Decoração - Dicas - Papel de parede - Paredes

Confira dicas de como escolher o papel de parede certo para cada ambiente.

Nos tempos modernos a decoração do lar adquiriu enorme importância, levando em conta que o ambiente mexe com nossas emoções, nosso senso de estética. Com retorno à moda dos papéis de parede o gosto pela decoração se intensificou, abrindo um leque maior de possibilidades de personalizar o interior da casa.



É claro que, por ser uma verdadeira arte, o papel de parede precisa ser bem fixado e as estampas devem ser bem selecionadas, no sentido de proporcionar um ambiente elegante, charmoso, agradável e que desperte um bom senso estético nos visitantes. É preciso ter critério com o visual do interior do lar, sobretudo quando se trata de um tipo de adereço que vai cobrir todas as paredes, de modo a evitar um visual extravagante ou, o que é pior, brega.

Aqui estão algumas dicas de decoração com papel de parede, em qualidade, estilo, modo de fixar e durabilidade. Segue:

Os estilos de papel de parede podem variar infinitamente. Portanto, as dicas são importantes. Primeiro, observar bem os grafismos, que variam em formas, cores. Pesquisar sobre a qualidade, o tipo de material, o modo de instalar, serviços que podem ser contratados para isso. Pode-se dividir em categorias tais como abaixo:



A – Estilo Tropical. Neste caso, se trata de um tipo de estampa de parede muito indicado para preencher somente um local do ambiente interno da casa. É interessante citar o exemplo das estampas que vão atrás da cama, ou em uma das paredes da sala de estar. Estilo na combinação.

B – Estilo Geométrico. Trata-se de outro modelo muito bem indicado no sentido de preencher apenas uma parede de determinado aposento, podendo substituir um painel instalado na sala de jantar. Essas posições estratégicas, conforme a veia artística de quem decora, tornam o ambiente extremamente elegante e menos poluído, sendo uma alternativa mais econômica, que dará mais valor à casa.

C – Estilo xadrez ou preto e branco. Aqui estão os mais clássicos e mais ousados. Xadrez é um dos mais variados existentes, e pode ser determinado para preencher ambientes de modo a contrastar e dar mais vida a esses locais, onde os móveis são de cores variadas.

D – Estilo Infantil. Estampas destinadas a um determinado público como o das crianças devem ser escolhidas com muito rigor. O ambiente dos pequenos precisa ser agradável, acolhedor e divertido, lúdico. As cores têm um papel fundamental aqui, no papel de parede. O lúdico do ambiente torna tudo mais divertido e educativo. Por exemplo, desenhos de tabuadas, com números estilizados em formatos variados e cores suaves. A criança brinca e aprende.

E – Estilos Escuros e Dramáticos. Estas estampas são as mais indicadas para amplos ambientes, salões ou mesmo uma grande sala de estar. Pense nos salões dos séculos XVIII e XIX, na França, onde predominavam os papéis de parede extremamente adornados, com detalhes incríveis, ou cenas de paisagens. Para os ambientes pequenos devem prevalecer as estampas de fundos claros.

É claro que não há necessidade de seguir a regras muito estreitas. A criatividade deve prevalecer, porém, se deve respeitar certas meditas, certas técnicas e critérios de bom gosto, para que o ambiente interno da casa não fique mal decorado, brega ou até ridículo.

Não existem, entretanto, regras definidas para a utilização de variados estilos de papéis de parede. O mais recomendado é adquirir os de melhor qualidade, entretanto, modelos mais simples também podem durar e possuir estampas bonitas. O mercado nesse segmento é muito variado, dado que, sobretudo hoje, com o avanço da tecnologia, uma infinidade de estampas existe, e esse rol abrange até imagens que simulam tijolos, madeira ou mica, seda, palha, cortiça até metal, entre outras.

Deixe a imaginação fluir, mas, com critérios e acolhendo dicas.

Por Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *