Dicas e modelos de portas sanfonadas para a sua casa

Categorias: Decoração - Porta Sanfonada

Na vida moderna muitos são os recursos que tornam o cotidiano mais prático. Entre as pequenas revoluções na arte de dividir os ambientes internos, de casas ou estabelecimentos, está a porta sanfonada, que garante muita economia e versatilidade.



Além da praticidade, os estilos e materiais com que se produz esse tipo de porta são bastante variados, e vale a pena citar alguns modelos, no sentido de indicar as melhores maneiras de adornar os ambientes com porta sanfonada. Desde os tipos mais simples aos mais requintados.

O que é porta sanfonada?

Como o título indica, trata-se de um tipo de porta com estrutura semelhante ao corpo de sanfona, dobrável e flexível, que corre sobre um trilho na parte superior horizontal. Este tipo de divisória garante economia de espaço em pequenos ambientes.

Outra vantagem que esse tipo de porta oferece está na adaptação, na hora da instalação, não exigindo o padrão de abertura em 70 cm. É ideal para banheiros, closets e lavanderias. Geralmente são produzidas em material mais leve, acrílico, são fáceis de manusear e resistentes. É claro que, conforme o ambiente, esse tipo de porta pode ser produzido em materiais variados.



Modelos de Portas Sanfonadas

Porta sanfonada de PVC

Consiste no modelo mais comum de todos. Muito comercializada e barata. Está disponível em diversas cores, tamanhos e modos de instalação. Fácil de ser instalada, em qualquer ambiente do lar, podendo ser o banheiro, o quarto, a lavanderia, cozinha, dispensa. São fáceis de serem higienizadas, pela superfície lisa e flexível. Por serem bastante leves, devem ser manuseadas com delicadeza.

Porta sanfonada de madeira

Este é um tipo de porta mais resistente, pesada, mais complexa, exigindo dobradiças de aço. Por ser mais pesada, nada flexível, como a anterior, a porta sanfonada de madeira pode ser a mais indicada em passagens maiores do interior da casa, por exemplo: uma abertura para a sacada ou em divisão entre a cozinha e a sala de estar, que geralmente são cômodos maiores.

Porta sanfonada de bambu

É a mais incomum, porém, muito prática e bonita. Neste caso, especialistas explicam que a melhor opção na otimização do espaço e garantir uma harmonia mais evidente, entre os detalhes, é a porta sanfonada de bambu. O mais aconselhável é a utilização desse modelo somente dentro de casa, por exemplo: quartos, banheiros ou closet, pois o material natural do bambu não resiste por muito tempo se exposto ao clima. Esteticamente esta é uma considerada a mais interessante.

Porta sanfonada de vidro

Trata-se de estrutura de porta mais pesada e frágil. Por não ser resistente como as demais citadas, ela exige cuidados específicos, tais como: ter cuidado com o local onde será instalada. Não é nada aconselhável instalar esse tipo de porta no banheiro (não estamos falando do box de chuveiro), por que, mesmo que o vidro seja fosco, ou trabalhado de modo que distorça a transparência, ainda assim ela expõe demais quem estiver no banheiro, e isso pode ser muito desagradável. É própria para varanda, ou na divisão entre cozinha e sala de jantar.

Portas Sanfonadas com fechadura

Para banheiros, para o quarto, o escritório, a dispensa, a lavanderia (no sentido de impedir que crianças tenham acesso acidental a materiais de limpeza que podem ser perigosos). Neste caso, é interessante contratar um serviço que faça portas sanfonadas sob medida.

Instalação fácil

A – Cortar a guia que faz a sustentação dos trilhos. Esse corte deve ser feito na medida exata do vão da porta onde será parafusado;

B – Encaixar os pinos que sustentam a porta;

C – Fixar esta guia em posição correta e parafusar;

D – Fixar a porta;

E – Untar com vaselina sólida a parte interna de abertura da guia de sustentação. Esse procedimento é necessário para facilitar o deslizamento da porta sanfonada, pelo trilho.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *