Como deixar um ambiente mais aconchegante?

Categorias: Ambiente Interno - Ambientes - Decoração - Dicas

Confira dicas de como deixar a sua casa mais aconchegante.

Por causa da pandemia do coronavírus, as pessoas estão passando mais tempo em casa. Devido a isso, muitas delas estão repensando a decoração do seu lar, tendo como finalidade torná-lo mais aconchegante. Assim, é possível desfrutar de um ambiente agradável e funcional para a realização das suas atividades do dia a dia.



Quando os espaços da sua casa estão organizados e bonitos, você tende a se sentir melhor neles. Engana-se quem pensa que para deixar o seu lar mais confortável é necessário ter muito dinheiro, pois com algumas mudanças simples é possível fazer composições incríveis.

Quer saber mais? Confira, neste post, as melhores dicas para deixar a sua casa mais aconchegante!

Utilize as suas cores favoritas

Cada cor é capaz de transmitir um sentimento em um ambiente. Quando se trata de deixar um ambiente mais aconchegante, uma ótima dica é apostar nas cores quentes, como amarelo, laranja e vermelho, que podem ser aplicadas nas paredes, em adesivos ou pinturas.



No entanto, se você não gosta dessas cores, procure investir nas suas cores preferidas. Uma opção é utilizar tons frios, como verde, azul ou roxo, que causam uma sensação de relaxamento e são ideais para a sua sala, dormitórios e demais locais destinados para descanso.

Invista em tecidos

Os tecidos são indispensáveis para trazer conforto para o seu lar. Algumas das opções mais utilizadas são cortinas, mantas e tapetes. Estes itens podem ser adaptados conforme a estação do ano.

No inverno, uma boa pedida são as peças felpudas e grossas. Já no verão, opte por tecidos mais leves. Procure brincar com as diferenças de texturas e cores dos tecidos, além de escolher aqueles que possuem estampas e detalhes que combinam com o seu estilo.

As mantas podem ser colocadas no sofá e poltronas. Com relação às cortinas elas trazem mais privacidade e acrescentam um ar caseiro no ambiente. E os tapetes geram um tom de sofisticação, além de conforto para que você ande descalço em casa.

Use fotos na decoração

A sensação de bem-estar que sentimos quando estamos em um ambiente também está relacionada a questões afetivas. Por isso, para aumentar o aconchego de um espaço é indicado usar objetivos que tragam boas lembranças, como fotos de momentos especiais com os seus familiares e amigos.

Até mesmo locais mais funcionais, como o seu escritório, podem se tornar mais aconchegantes com fotos dos seus filhos, por exemplo. Para expor as imagens, utilize porta-retratos que harmonizem com a decoração do cômodo.

Adote o uso de almofadas

Além de deixar o ambiente, mais confortável, as almofadas são acessórios de decoração muito versáteis, uma vez que elas são encontradas em diferentes formatos, texturas e cores. Você pode aliar tons semelhantes para dar um charme a mais na sua casa.

Deixe os espaços bem iluminados

Uma boa iluminação é essencial para deixar os ambientes mais claros e receptivos. No entanto, é importante cuidar com a intensidade da luz, pois se ela for muito forte pode se tornar irritante. Mas, essa decisão O ideal é decidir o tipo de iluminação de acordo com a finalidade de do espaço.

Por exemplo, se o local é voltado para trabalho, é indicado usar uma luz mais forte e que estimule a sua produtividade. Caso o cômodo seja utilizado para lazer, é recomendado adotar uma iluminação mais discreta.

Aposte em elementos aromatizantes

O cheiro que a sua casa tem também é um elemento imprescindível para deixá-la aconchegante. Diante disso, uma dica interessante é apostar em elementos aromatizantes, com incensos e difusor de essência.

Com as dicas citadas aqui, você pode adaptar a sua casa para as suas necessidades, deixando-a mais confortável para o seu cotidiano. E o melhor de tudo, sem ter que gastar muito.

Por Simone de Paula Leal



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *