Nova tendência é a decoração monocromática

Categorias: 2020 - Ambiente Interno - Decoração - Decoração Monocromática

Toda pessoa possui uma cor favorita, ou aquela que mais agrada aos olhos. E porque não usá-la na decoração da casa? E por que não só ela?



Essa e um tendência que vai dominar o ano de 2020, e a proposta é que os ambientes sejam construídos e decorados todos com uma mesma tonalidade. Com pintura, móveis, mas tudo com uma personalidade mais divertida.

Não se engane, não é somente comprar tudo da mesma cor, e sair pintando as paredes. É preciso ter uma ideia de como será a mudança, e quais ajustes precisam ser feitos para que a ideia não deixe o ambiente carregado e sem graça demais.

Escolhendo a cor

Antes de começar, é preciso definir a cor. A escolha é o principal e por isso, o processo deve ser feito com paciência e ponderação. Se o caso for uma adaptação do zero, por exemplo, você tem um cômodo branco, a criatividade pode reinar e fica a cargo do morador.



O branco por exemplo pode dar um ar todo minimalista e transmitir essa imagem mais clara. Com alguns móveis na cor certa, já pode compor o resto do ambiente sem muitas mudanças e sem pintura na parede.

Mas é preciso ter bom senso com as cores. Tons muito escuros e fortes podem deixar o ambiente muito carregado. E se não houver boa iluminação deixa tudo mais pesado, e pode ser necessário investir em mais luminárias para deixar o ambiente habitável.

Objetos pequenos fazem diferença

É válido ressaltar que na hora de decorar, usar pequenos objetos podem causar um grande efeito dentro do cômodo. Os objetos decorativos fazem toda a diferença. Segundo especialistas em decoração, mesas, almofadas e sofás, compõem o ambiente, mas pequenos quadros, objetos de cerâmica, e bibelôs, podem incorporar esse cômodo e dar a ele um ar mais aconchegante.

Os tapetes também são ótimas opções para dar cor ao ambiente e integrar a decoração monocromática. Por ser uma tendência, tapetes estampados que estejam dentro da paleta de cores também fazem parte e agregam também ao cômodo, seja ele uma sala, um quarto, um escritório, etc.

Não precisa chamar atenção

Não é porque estamos falando de deixar tudo de uma só cor, que precisa ser algo chamativo. A tendência de decoração monocromática também pode ser simples e discreta. Tanto com cores mais vibrantes, quanto com cores neutras, como o cinza, o bege, o preto e até mesmo os tons pastéis.

Essas cores que são mais neutras, trazem sofisticação ao ambiente, deixam tudo mais harmônico e é mais fácil de encontrar móveis nessas tonalidades. É muito legal usar cores quentes no ambiente, já que combina muito bem com madeira, só é preciso acertar na tonalidade.

Ton sur Ton

Também conhecido como ton sur ton, o monocromático ganhou todo esse destaque na decoração, graças ao estilo minimalista que também está muito alta. Investir em uma decoração de uma cor ou tonalidade só, fica mais fácil, já que não precisa de muita criatividade para fazer combinações e mudar o estilo do ambiente.

O segredo está em usar cores tom sobre tom que tenham leves diferenças. Isso deixa o ambiente com muita personalidade e ainda fica dentro da tendência monocromática.

Para transformar um ambiente, não é preciso muito investimento. Você só precisa encontrar a cor certa, pintar as paredes e os móveis também podem ser modificados. Uma lixa, e a tinta da mesma tonalidade das paredes, pode deixar o ambiente renovado e gastando pouco.

Não precisa sair comprando móveis novos e nem jogar os que você já tem fora. Dessa forma a transformação fica econômica e ainda por cima, totalmente sustentável.

Por Susan Nogart



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *