Tendências de Decoração para 2020


Confira as maiores tendências de decoração para a sua casa em 2020.

O ano de 2019 já está no finzinho e para quem pensa em reformar ou apenas mudar um pouco a decoração da casa fique ligado, pois para o próximo ano a decoração deve trazer um pouco mais de cor e aconchego para o seu lar. Para ajudar quem está com alguma dúvida nós separamos 5 das maiores tendências de decoração 2020 para a sua casa, que estão presentes no catálogo da loja de móveis e decoração sueca, IKEA. Confira e se inspire!

1. Invista nas formas geométricas

As formas geométricas, seja nos móveis, nas paredes, tapetes ou até em objetos de decoração, vem com tudo em 2020. Mas não pense que são apenas formas retas, como triângulos ou quadrados, os círculos ou formas retangulares com extremidades arredondadas também serão muito usadas e ajudam a compor um tom divertido para qualquer ambiente.


Uma das coisas que continua em alta é fazer uma espécie de recorte geométrico com pintura em um canto do cômodo. Para isso você pode escolher uma ou mais paredes e deixar a imaginação fluir na hora de escolher a forma e a cor usada. Quando aplicado dessa maneira, o bloco de cor traz uma atmosfera mais aconchegante e cria uma espécie de nicho, que “isola” aquela parte e ainda é algo que vai chamar a atenção de todos, no bom sentido, claro.

Mas para quem não quer ousar, a dica é colocar as formas na decoração, quadros ou almofadas são coisas ótimas nesse sentido.

2. Tom sobre tom é o que há

Uma outra coisa que já se mostra uma forte tendência para decoração em 2020 são os ambientes monocromáticos. Ao contrário do que se imagina usar uma única cor, variando apenas os tons dela, não deixa o ambiente entediante. Muito pelo contrário, escolhendo as peças e cores certas é possível ter um cômodo divertido, chique e aconchegante ao mesmo tempo.



Não há limite para essa escolha, variações de verde, azul, cinza e até mesmo amarelo, laranja e vermelho podem ser encontradas no catálogo e estão super em alta para o próximo ano. A única orientação é sempre usar a variação de tons, com um móvel mais claro, outro mais escuro e assim por diante, para evitar deixar tudo uma coisa só e trazer um pouco de profundidade para o ambiente.

3. Fuja do branco total

Criar ambientes totalmente brancos, algo bem comum no estilo minimalista, é algo a ser evitado na decoração para 2020. Isso porque a tendência crescente é de espaços coloridos e nada escapa disso: Cozinha, banheiros, quartos e até mesmo o lavabo e a lavanderia, todos os cômodos podem receber um toque de cor.

Para a cozinha especificamente, o catálogo da IKEA traz ambientes monocromáticos e em tons mais escuros, como verde e azul petróleo ou em cores mais claras e com toques de madeira. Já nos quartos e na sala as cores quentes chegam com tudo e tomam conta dos móveis, da decoração e até da parede. Papéis de parede com cores vibrantes e desenhos diferentes também chegaram para ficar. Até os azulejos e o rejunte podem ganhar um toque de cor e mudar completamente a cara de qualquer cômodo.

Existem também opções para quem ingressar com calma no mundo das cores, que é apostar em móveis pequenos e em cortinas coloridas.

4. Sinta a natureza

Já faz um tempo que a tendência de ter plantas espalhadas pela casa vem crescendo e a expectativa é que isso chegue com tudo em 2020 e ocupe espaços como sala, quarto e até banheiro e cozinha. A dica é escolher plantas mais resistentes para esses dois últimos cômodos, devido o calor e a umidade.

No entanto, não é apenas no verde que a tendência se inspira. Materiais de origem natural como madeira, bambu e tecidos como lã e algodão poderão ser vistos em móveis, cortinas e até mesmo em itens decorativos. O resultado dessa mistura é um local caloroso e intimista.

5. Tem um espaço sobrando? Invista na sala de jantar

Outra tendência que promete voltar em 2020, já que ficou meio esquecida nos últimos anos por causa dos espaços cada vez menores, é a da sala de jantar. Mas não pense que é necessário muito espaço para isso, pois mesmo que as mesas longas e super decoradas estejam dando às caras novamente, os ambientes pequenos também são valorizados.

O importante é ter um lugarzinho para se sentar e aproveitar as refeições ou receber os amigos para um chá da tarde.

Por Tailane Paulino

Tendências de decoração 2020

Deixe o seu comentário