Decoração de Natal – Tendências para 2019


Os estilos de decoração vão variar conforme as famílias sejam grandes ou pequenas, casais, amigos e, às vezes, até solteiros que preferem algo mais simples.

O fim do ano está chegando. Uma das datas mais importantes está próxima de acontecer. O Natal é, popularmente falando, o momento de harmonia em quase todo o mundo, em que todos se confraternizam a as casas se tornam berços de nova vida.

Deste modo, é tradicional, há séculos, que as famílias iniciem o processo de decoração de suas casas para a festividade da natalidade cristã. Os estilos de decoração vão variar conforme as famílias sejam grandes ou pequenas, casais, amigos e, às vezes, até solteiros que preferem algo mais simples.


São inúmeras as dicas para decoração de Natal, dentro das tendências nesse ano de 2019. Abaixo, seguem algumas:

1 – O estilo de árvore pequena, própria para ambientes neutros. Um apartamento em menor escala, uma quitinete, que será decorada para o Natal, precisa primar pelo espaço eficiente. Um pequeno pinheiro, cuja estatura poderá variar conforme o ambiente, em cores claras e mais neutras para o clima natalino. Vale a pena ornamentar o teto com estrelas e luzes de natal, adereços de parede, enfeites de mesa, toalhas, guardanapos, etc. um presépio sobre o balcão e simulacros de pequenos presentes sob a árvore.

2 – Os pequenos pinheiros. Um estilo mais ousado, para quem possui muito mais espaço doméstico. Optar por pequenos pinheiros, disposto pela casa, dispensando uma única e grande árvore. É como se o natal estivesse presente em todos os cômodos, exatamente como os enfeites que se alongam pela casa. Pequenas árvores decoradas podem dar um visual bastante interessante, inclusive combinando-se com o presépio.



3 – A tradicional árvore de Natal. Em geral, essa grande e imponente peça da decoração natalina fica posicionada na sala de estar, mesmo que o interior do espaço doméstico não seja tão amplo. O segredo é; manter uma decoração bem clean, que capte bem a magia do natal, destacando a árvore tradicional. Obviamente não se deve deixar de munir a grande árvore de bolas, de luzes e demais enfeites tradicionais, tudo colorido e alegre.

4 – Um tipo novo de enfeite natalino: as árvores sobre malas. Ao montar a árvore natalina, de tipo porte médio, é interessante fazer combinar mais ornamentos, usando e abusando de sua criatividade, podendo, até criar algum estilo que seja duradouro e popular. A dica, aqui, é pousar o pinheiro sobre dois tipos de malas antigas, e não no chão. Este é o chamado estilo de decoração natalina combinado com a moda retrô, hoje muito utilizada em muitos lares.

5 – A chamada árvore de natal ampla, alta e clássica. Essa dica é para as casas antigas, clássicas, de dois andares, que possuem aquelas belas escadas perto das entradas. Nesse caso, a dica é decorar exatamente essa área, instalando a tradicional árvore natalina, carregada de enfeites, que combinem, criativamente, os ornamentos em muita harmonia, embora respeitando a clássica paleta de cores. A passagem para a escada se torna o ponto de encontro com o pinheiro de natal.

6 – A chamada árvore elegante. Neste caso, se trata do clássico pinheiro de natal, que pode ser de tamanho variado, em geral grande, e destinado, sobretudo, aos lares mais sofisticados, com muito espaço. A imaginação poderá ser extravagante aqui. Lembrando a famosa produção cinematográfica da Disney, Os Fantasmas de Scrooge, cuja casa, tradicionalíssima e grande, apresenta uma farta e linda decoração natalina. Nesse caso, posicionar a árvore no hall de entrada.

7 – A famosa e tradicional árvore munida de muitas luzes. A iluminação é parte muito importante nas decorações natalinas, sendo que a sua falta pode por tudo a perder, passando despercebido. Como diz um ditado: as luzes são a alma dos pinheiros de natal. Hoje existem extensões com centenas de focos de luzes coloridas que produzem sons e piscam. Todo esse aparato de luz faz as casas se tornarem verdadeiros corações acolhedores, chamativos.

Existe uma gama variada de decorações natalinas, envolvendo adereços de todos os tipos, até os comestíveis, com balas, chocolates, amendoim, nozes, bolos, bebidas.

Por Paulo Henrique dos Santos

Árvore de Natal 2019

Deixe o seu comentário