Como Decorar uma Sala – Dicas


Veja dicas de como decorar a sala da sua casa unindo beleza e conforto.

A sala da casa é um dos ambientes mais frequentados, perdendo apenas para os quartos. Neste espaço você vai aproveitar pra descansar e ter alguns momentos de lazer, como assistir a TV ou ler um livro.

Como se trata de um local tão especial, é importante pensar na decoração, de forma a criar um ambiente aconchegante e agradável. Tanto para você, quanto para sua família e as visitas que passem pela sala da casa.


Em dúvida sobre como decorar este espaço do seu lar? Veja algumas dicas de decoração para salas e escolha agora mesmo aquela que mais gostar!

Aposte na ideia do “menos é mais”

Uma coisa que está clara é que a sala é um ambiente de circulação. Ou seja, sempre vai ter alguém por ali. Então, não é indicado que seja um cômodo cheio de móveis ou objetos. O ideal é seguir a ideia do menos é mais.

Opte por móveis confortáveis, como sofás ou poltronas, preferencialmente em cores delicadas ou neutras, para não cansar a vista ou deixar alguém ansioso. Sala deve ser sinônimo de relaxamento.



Também coloque por ali apenas objetos que são úteis ou não atrapalham o caminho. Um porta-revistas, por exemplo.

Estante com livros

Se você é uma pessoa que gosta de ler, pode incluir uma estante com livros como parte da decoração da sala da casa. Não importa o espaço, o principal é focar no tamanho da estante. A sala é muito pequena, veja se prateleiras ou nichos na parede não vão deixar o ambiente mais leve.

Coloque dentro da estante ou prateleiras todos os livros que você mais gosta ou que pretende ler nos próximos meses. O ambiente vai se tornar divertido e ao mesmo tempo será um convite para dar continuidade nas leituras.

Quadros nas paredes

Gosta de deixar o local um pouco mais colorido? Caso não possa pintar as paredes (um problema muito comum de quem aluga uma casa ou apartamento) opte por colocar alguns quadros na parede.

Existem vários modelos à venda e você pode escolher aqueles que mais têm a ver com a sua personalidade. Frases, imagens, desenhos e até filmes famosos, os quadros combinam bem com a sala de uma casa.

Só cuidado com o excesso, a ideia é alegrar o ambiente e não causar uma poluição visual.

Vasos de flores

Flores conseguem deixar qualquer ambiente mais harmonioso e são muito bem-vindas na sala. Antes de colocar algum vaso por lá considere alguns fatores como: haverá alguém disposto a cuidar desta planta? Alguém na casa tem alergias? Nestes casos, plantas de plástico podem cumprir bem a função de decorar, sem se tornar um incômodo para os moradores.

Caso prefira flores de verdade, aposte naquelas com perfume mais delicado e não se esqueça de cuidar e regar todos os dias.

Pinte as paredes

Existe a liberdade de pintar as paredes da sala da cor que você deseja? Aproveite para criar o espaço que sempre sonhou. Primeiro, lembre-se que se trata de um local de relaxamento e, portanto, cores escuras não são indicadas.

Aposte nos tons mais claros, principalmente cores que ajudam a acalmar e se sentir acolhido, como o azul-claro ou verde-claro ou o lilás. Uma dica para criar um ambiente diferente é investir nas pinturas com textura.

Almofadas

As almofadas não precisam ficar restritas ao quarto. Até porque, são perfeitas para tornar o espaço mais confortável e aconchegante. Coloque algumas sobre o sofá. Aqui você está liberado para apostar em cores mais vivas e coloridas, até em almofadas com estampas ou desenhos.

Duas a três em cada sofá já serão suficientes para que qualquer pessoa que chegue a sala possa se sentar e relaxar um pouco.

Gostou de conhecer todas essas dicas de decoração para a sala? Agora é só decidir o que você quer aplicar na sua casa!

Por Stephanie de Quadros

Decoracao sala

Deixe o seu comentário