Decoração da Cozinha – Tendência 2020


Confira as tendências na área de design de cozinhas a partir deste ano.

Este é um tema bastante atual, dado que, ao longo do tempo, em termos de destaque decorativo, o ambiente da cozinha pode ser considerado, hoje, o centro da casa, onde se produz calor, nutrição e reunião.

Para elaborar e construir esse espaço se leva em conta uma série de elementos distintos, além dos necessários, tais como armário e eletrodomésticos. É necessário saber harmonizar o ambiente da cozinha.


Não se trata, apenas, de um ambiente funcional, mas de um espaço acolhedor, que, quanto mais bem decorado, melhor, porém, deve ser uma decoração profissional e essencial.

Em princípio, o mais interessante será prever, imaginativamente, qual o estilo e a sensação provocada pelo novo projeto para uma determinada cozinha. O que prevalece em qualquer decoração é a cor. Logo abaixo segue uma relação de dicas essenciais, nesse sentido:

Sobre as cores a serem inseridas:

Em primeiro lugar é necessário considerar o tamanho da cozinha.



Em espaços pequenos, devem prevalecer as cores claras sobre as paredes, sendo adornadas de pequenos detalhes decorativos, coloridos, mas, discretos, distribuídos em pontos estratégicos, como sobre o armário, sobre a geladeira, etc.

Em espaços maiores, que podem ser mais amplos, ou compridos, as cores podem variar. Entretanto, em caso de ser uma cozinha comprida e estreita, o efeito a ser produzido é justamente o contrário, de algo mais profundo. É bom evitar muitos objetos decorativos, e colocar cores de tonalidade um pouco mais escuras, que chamem a atenção. Alguns adornos são recomendáveis, como adesivos que forma de desenhos com temas de culinárias.

É claro que quando a cozinha é muita ampla, a liberdade para decorá-la pode se tornar até um fetiche, porém, as melhores decorações, na atualidade, tendem a tornar o ambiente mais limpo.

Em locais públicos, tais como restaurantes famosos, que apresentem alguma temática, todo o ambiente pode ser carregado com todo tipo de decoração relativa ao dito tema, porém, no ambiente do lar, que é um ambiente de família, íntimo, nem tudo pode agradar ou ser notado com certo distanciamento, como em um local público.

Nem todos, em uma casa, estão de acordo com certos tipos de enfeites pelas paredes. Sobretudo hoje, em que a cozinha tornou-se um ambiente mais frequentado, já que tanto o pai como a mãe, e os filhos, podem trabalhar juntos na preparação das refeições, nada melhor que um ambiente que agrade a todos ao mesmo tempo.

Portanto, a combinação das cores, ainda é o essencial. Seguem alguns exemplos de cores:

A tonalidade azul menta é uma alternativa que dá ao ambiente uma suavidade celeste. Temos, também, a cor branca e a madeira clara, por exemplo, podem ser combinadas com azul podem proporcionar um ambiente de tipo escandinavo, muito atraente e diferente.

Vale a pena apostar na cor azul para os armários, que estão instalados pelas paredes, pode produzir um perfeito contraste com azulejos clássicos, antigos, certamente cria um estilo que chama a atenção e torna o ambiente mais aconchegante.

Na atualidade, além das cores, estão os estilos dos móveis que compõem o ambiente. Algumas pessoas preferem eletrodomésticos, armários e utensílios que são verdadeiras réplicas de decorações antigas, décadas de 1950 ou 1960.

Outras pessoas preferem coisas bem modernas. Alguns desejam uma mistura do retro e da vanguarda.

Mesmo assim, é importante levar em conta que em determinadas épocas prevalecem certas cores. Em geral, o azul claro é muito requisitado.

Algumas cozinhas, mais amplas, dispõem de bancadas, com banquinhos em volta, e é nesse momento que o estilo bar pode prevalecer, mas, sempre combinando cores, como branco e azul, ou branco e vermelho, ou laranja.

Os estilos podem variar.

Por Paulo Henrique dos Santos

Decoração de cozinha

Decoração de cozinha

Deixe o seu comentário