Cuidados com Móveis em MDF – Dicas de conservação e limpeza


Os móveis em MDF são muito simples e práticos de limpar. Mantendo os cuidados no dia a dia o móvel em MDF terá uma vida útil muito grande.

Os móveis em MDF já viraram um verdadeiro sucesso. E muitas pessoas estão investindo nessa opção de móvel para decorar casas e escritórios também. Existem vários tipos de móveis em MDF, e a certeza que eu tenho sobre eles é: o ambiente vai ficar diferenciado e muito bonito. E é justamente por isso que muitas lojas e fábricas estão dedicas a trabalhar com esse tipo de móvel. Muitas pessoas sentem vontade de se render a esse estilo, mas, a maioria fica insegura de como limpar, cuidar e conservar essa peça. E é sobre isso que vamos tratar aqui nesse texto.

Veja quando surgiu o MDF

O MDF surgiu no ano de 1997, nessa fase a ideia era aproveitar os restos de madeiras inteiras que eram encontradas. Poucas pessoas nessa época sabiam desse estilo e ele foi crescendo aos poucos e ganhando seu espaço. Além de ser uma ótima forma de decorar o ambiente, ele também é um produto ecologicamente correto.


O que é o MDF?

O MDF é basicamente uma mistura de fibras de madeiras prensadas. E nessa mistura existe uma pequena quantidade de resina sintética e alguns aditivos que servem para dar liga e eles passam pelo processo de aglutinação. O processo é finalizado quando as chapas são unidas uma sobre a outra com resina e, por último, são fixadas na pressão.

MDF são mais simples de limpar

A boa notícia sobre o MDF é que ele é bem simples de limpar. Por ser montado por partes, fica fácil limpar todos os cantos. E esse é um grande diferencial desse estilo de móvel. Aliás, muitas pessoas acabam escolhendo-o não só pela beleza, mas também pela sua praticidade.

Veja como limpar um móvel de MDF

Todo móvel precisa ter limpeza regular. Além de conservar sua beleza, essa é uma forma de mantê-lo perfeito por muito tempo e também higienizado. A forma de correta de fazer a limpeza desse tipo de móvel é usando um pano úmido e passar por toda superfície. Depois use um pano seco para retirar qualquer tipo de umidade. Para finalizar a limpeza é preciso usar um lustra móveis a base de silicone e que seja incolor. Dessa forma o acabamento é perfeito.



O que não devo fazer com um móvel em MDF?

O material em MDF é simples de ser limpo, porém, algumas pessoas desconhecem essa informação ou não credibilidade a isso. Quando esse tipo de móvel é limpo com qualquer tipo de produto de limpeza, ele pode sofrer um grande desgaste. E até mesmo perder sua beleza. O ideal é fazer a limpeza de forma certa e evitar experimentar outros tipos de produtos de limpezas. Principalmente, os de limpeza pesada.

Objetos que podem destruir seu móvel em MDF

Alguns objetos usados na limpeza, podem simplesmente destruir o móvel em MDF e, por isso, eles não devem ser usados em hipótese alguma. Veja quais são esses objetos:

– Esponjas com material resistente;

– Esponja de aço;

– Produtos abrasivos;

– Objetos pontiagudos.

Veja como conservar os móveis em MDF

Os móveis em MDF precisam de cuidado de redobrado. Eles devem ficar em lugares protegidos. Devem ficar longe do sol e de chuva. É preciso ter atenção redobrada também ao peso dos objetos que são colocados nesse tipo de móveis. Quando esse limite é ultrapasso, o móvel vai sofrer algumas consequências e a mais comum é ele ficar empenado.

É preciso ter cuidado para não derramar algum produto que manche ou de cheiro forte nesse móvel. E tudo isso faz parte do cuidado diário. Seguindo essas dicas. O tempo de vida de um móvel em MDF pode ser bem longo!

Por Cristiane Amaral

Limpar móveis MDF

Deixe o seu comentário